Seleção de Fornecedores
Selecionar fornecedores é reunir um grupo, do maior tamanho possível, que preencha todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrões pré-estabelecidos como adequados. O objetivo principal é encontrar fornecedores que possuam condições de fornecer os produtos necessários dentro das quantidades, dos padrões de qualidade requeridos, no tempo determinado, com menores preços e/ou competitivos e nas melhores condições de pagamento. E que os fornecedores selecionados sejam confiáveis como uma fonte de abastecimento contínua e ininterrupta.
Esses parâmetros de avaliação seriam:
a) Quanto ao preço;
b) Quanto à qualidade;
c) Quanto às condições de pagamento;
d) Quanto às condições de embalagem e transporte.
Após a aprovação e o preenchimento de todos os quesitos, dá-se início ao fornecimento normal. Deve-se então fazer a análise inicial das entregas para avaliar se há:
a) Cumprimento dos prazos de entrega estabelecidos;
b) Manutenção dos Padrões de Qualidade estabelecidos;
c) Política de Preços determinada;
d) Assistência Técnica.
Escolha de Fornecedores
Habilidade técnica – O fornecedor tem a habilidade técnica para produzir ou fornecer o produto desejado? O fornecedor tem um programa de desenvolvimento e melhoria para o produto? O fornecedor pode auxiliar na melhoria dos produtos? Essas perguntas são importantes, pois, muitas vezes, o comprador depende do fornecedor no sentido de que ele forneça as melhorias de produto que poderão aumentar ou reduzir o custo dos produtos comprados. Algumas vezes, o fornecedor pode sugerir mudanças na especificação do produto que irão melhorá-lo e reduzir seu custo.
Capacidade de produção – A produção deve ser capaz de satisfazer às especificações do produto de forma consistente, ao mesmo tempo produzindo o menor número possível de defeitos. Isso significa que as dependências utilizadas para produção do fornecedor devem ser capazes de oferecer a qualidade e a quantidade exigidas. O fornecedor deve ter um bom programa de controle de qualidade, pessoal de produção competente e capaz, e bons sistemas de planejamento e controle de produção, para garantir uma entrega pontual. Esses elementos são importantes porque garantem que o fornecedor possa suprir a qualidade e a quantidade desejadas.
Confiabilidade – Ao selecionar um fornecedor, é desejável que se escolha um fornecedor confiável, reputado e financeiramente sólido. Se a relação deve continuar, deve haver uma atmosfera de confiança mútua e a garantia de que o fornecedor tem solidez financeira para permanecer no negócio.
Serviço pós-venda – Se o produto tem natureza técnica ou provavelmente necessitará de peças de reposição ou apoio técnico, o fornecedor deve ter um bom serviço de atendimento pós-venda. Isso deve incluir um atendimento bem organizado e um estoque adequado de peças sobressalentes.
Localização do fornecedor – Algumas vezes, é desejável que o fornecedor esteja próximo ao comprador, ou pelo menos que mantenha um estoque local. Uma localização próxima auxilia na redução dos tempos de entrega e significa que os produtos em falta podem ser entregues rapidamente.
Outras considerações – Algumas vezes, outros fatores, tais como termos de crédito, negócio recíproco e disposição do fornecedor no sentido de reservar um estoque para o comprador, devem ser considerados.
Preço – O fornecedor deve ser capaz de oferecer preços competitivos. Isso não significa necessariamente o menor preço. Esse aspecto considera a capacidade do fornecedor para fornecer as mercadorias necessárias na quantidade e na qualidade exigidas, no tempo desejado, e também quaisquer outros serviços necessários.
A Nova função do Fornecedor
Hoje em dia podemos dizer que estas situações estão tornando-se cada vez mais raras. Entre o cliente e o fornecedor, procura-se desenvolver um clima de confiança. Nessas situações o fornecedor ajuda no desenvolvimento do projeto do produto, na análise e melhorias do processo produtivo de seu cliente, garante a qualidade, abre sua planilha de formatação de custos e preços e, em contrapartida, recebe um contrato de fornecimento por um período normalmente igual ao da vida do produto para o qual foi escolhido o fornecedor, um depende do outro.
A função do fornecedor não é mais a apenas de vender o produto. A relação é caracterizada pelo ganha-ganha, é de longo prazo, com contatos constantes, baseada na confiança (não e mais necessária à averiguação da qualidade por pelo comprador; ele confia no seu fornecedor).
Quando a relação de parceria atinge um elevado grau de evolução traduzida em conceitos com o de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, da se a ela o nome de comakership.
Onde o relacionamento cliente-fornecedor se desenvolve a partir de uma atuação do cliente (comprador) sobre seus fornecedores, procurando atingir um grau de entendimento e confiança mútua até então inexistente. É uma relação que não nasce do dia pra noite, requer certo tempo de amadurecimento, de conhecimento prévio da capacidade do fornecedor e confiabilidade do cliente.
Evolução do Relacionamento Cliente - Fornecedor
Abordagem Convencional: é como se as partes fossem adversárias, quem pode mais impõe suas condições.
Melhorias da qualidade: dá-se prioridade a qualidade do produto, inicia de um relacionamento mais duradouro e confiança recíproca.
Integração Operacional: Participação do fornecedor no projeto do produto, o cliente e o fornecedor fazem investimentos comuns em pesquisa e desenvolvimento de programas para melhorias da qualidade dos fornecedores.
A integração estratégica: é uma parceria nos negócios. Gerenciamento comum dos procedimentos dos negócios, incluindo o desenvolvimento de produtos e processos
Selecionar fornecedores é reunir um grupo, do maior tamanho possível, que preencha todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrões pré-estabelecidos como adequados. O objetivo principal é encontrar fornecedores que possuam condições de fornecer os produtos necessários dentro das quantidades, dos padrões de qualidade requeridos, no tempo determinado, com menores preços e/ou competitivos e nas melhores condições de pagamento. E que os fornecedores selecionados sejam confiáveis como uma fonte de abastecimento contínua e ininterrupta.
Esses parâmetros de avaliação seriam:
a) Quanto ao preço;
b) Quanto à qualidade;
c) Quanto às condições de pagamento;
d) Quanto às condições de embalagem e transporte.
Após a aprovação e o preenchimento de todos os quesitos, dá-se início ao fornecimento normal. Deve-se então fazer a análise inicial das entregas para avaliar se há:
a) Cumprimento dos prazos de entrega estabelecidos;
b) Manutenção dos Padrões de Qualidade estabelecidos;
c) Política de Preços determinada;
d) Assistência Técnica.
Escolha de Fornecedores
Habilidade técnica – O fornecedor tem a habilidade técnica para produzir ou fornecer o produto desejado? O fornecedor tem um programa de desenvolvimento e melhoria para o produto? O fornecedor pode auxiliar na melhoria dos produtos? Essas perguntas são importantes, pois, muitas vezes, o comprador depende do fornecedor no sentido de que ele forneça as melhorias de produto que poderão aumentar ou reduzir o custo dos produtos comprados. Algumas vezes, o fornecedor pode sugerir mudanças na especificação do produto que irão melhorá-lo e reduzir seu custo.
Capacidade de produção – A produção deve ser capaz de satisfazer às especificações do produto de forma consistente, ao mesmo tempo produzindo o menor número possível de defeitos. Isso significa que as dependências utilizadas para produção do fornecedor devem ser capazes de oferecer a qualidade e a quantidade exigidas. O fornecedor deve ter um bom programa de controle de qualidade, pessoal de produção competente e capaz, e bons sistemas de planejamento e controle de produção, para garantir uma entrega pontual. Esses elementos são importantes porque garantem que o fornecedor possa suprir a qualidade e a quantidade desejadas.
Confiabilidade – Ao selecionar um fornecedor, é desejável que se escolha um fornecedor confiável, reputado e financeiramente sólido. Se a relação deve continuar, deve haver uma atmosfera de confiança mútua e a garantia de que o fornecedor tem solidez financeira para permanecer no negócio.
Serviço pós-venda – Se o produto tem natureza técnica ou provavelmente necessitará de peças de reposição ou apoio técnico, o fornecedor deve ter um bom serviço de atendimento pós-venda. Isso deve incluir um atendimento bem organizado e um estoque adequado de peças sobressalentes.
Localização do fornecedor – Algumas vezes, é desejável que o fornecedor esteja próximo ao comprador, ou pelo menos que mantenha um estoque local. Uma localização próxima auxilia na redução dos tempos de entrega e significa que os produtos em falta podem ser entregues rapidamente.
Outras considerações – Algumas vezes, outros fatores, tais como termos de crédito, negócio recíproco e disposição do fornecedor no sentido de reservar um estoque para o comprador, devem ser considerados.
Preço – O fornecedor deve ser capaz de oferecer preços competitivos. Isso não significa necessariamente o menor preço. Esse aspecto considera a capacidade do fornecedor para fornecer as mercadorias necessárias na quantidade e na qualidade exigidas, no tempo desejado, e também quaisquer outros serviços necessários.
A Nova função do Fornecedor
Hoje em dia podemos dizer que estas situações estão tornando-se cada vez mais raras. Entre o cliente e o fornecedor, procura-se desenvolver um clima de confiança. Nessas situações o fornecedor ajuda no desenvolvimento do projeto do produto, na análise e melhorias do processo produtivo de seu cliente, garante a qualidade, abre sua planilha de formatação de custos e preços e, em contrapartida, recebe um contrato de fornecimento por um período normalmente igual ao da vida do produto para o qual foi escolhido o fornecedor, um depende do outro.
A função do fornecedor não é mais a apenas de vender o produto. A relação é caracterizada pelo ganha-ganha, é de longo prazo, com contatos constantes, baseada na confiança (não e mais necessária à averiguação da qualidade por pelo comprador; ele confia no seu fornecedor).
Quando a relação de parceria atinge um elevado grau de evolução traduzida em conceitos com o de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, da se a ela o nome de comakership.
Onde o relacionamento cliente-fornecedor se desenvolve a partir de uma atuação do cliente (comprador) sobre seus fornecedores, procurando atingir um grau de entendimento e confiança mútua até então inexistente. É uma relação que não nasce do dia pra noite, requer certo tempo de amadurecimento, de conhecimento prévio da capacidade do fornecedor e confiabilidade do cliente.
Evolução do Relacionamento Cliente - Fornecedor
Abordagem Convencional: é como se as partes fossem adversárias, quem pode mais impõe suas condições.
Melhorias da qualidade: dá-se prioridade a qualidade do produto, inicia de um relacionamento mais duradouro e confiança recíproca.
Integração Operacional: Participação do fornecedor no projeto do produto, o cliente e o fornecedor fazem investimentos comuns em pesquisa e desenvolvimento de programas para melhorias da qualidade dos fornecedores.
A integração estratégica: é uma parceria nos negócios. Gerenciamento comum dos procedimentos dos negócios, incluindo o desenvolvimento de produtos e processos
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