sábado, 25 de fevereiro de 2017

O Diferencial Competitivo da Logística Reversa

Uma das mais importantes decisões estratégicas presente nas empresas modernas, face ao crescente ambiente de competitividade e de sensibilidade ecológica da sociedade, é sem dúvida a procura de soluções que agreguem valor perceptível aos seus clientes e consumidores finais. Os novos paradigmas empresariais da logística moderna, alta velocidade de reação garantida por sistemas de manufatura flexíveis e de informatização logística e alto nível de relacionamento com os clientes e consumidores finais criando ligações duradouras, estão sendo adotados na maior parte destas empresas.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O Ciclo de Vida Útil dos Produtos e a Logística Reversa

Seria infindável a lista de autores analisando o acelerado ritmo de redução do ciclo de vida dos produtos nas últimas décadas, como forma e busca de diferenciação mercadológica, motivada por evoluções técnicas de desempenho em processo ou na aplicação, motivada pela redução de custos em geral e em particular os logísticos, além de outras razões.

De Vendedor para Trade Marketeer

Foco do Trade MarketeerBrasil, país de tendência econômica de concentração de mercado varejista tem um número cada vez mais restrito de grandes redes. Neste contexto de vendas nas relações vendedor-revendedor, é necessário que o vendedor deixe de ser um vendedor de “produtos” para transformar-se em um vendedor de “idéias”.

A eficácia dependente do conhecimento em profundidade do consumidor, a outra ponta do processo e que detém cada vez mais o poder real de tornar o empreendimento de vendas bem sucedido. A seguir destacaremos alguns pontos importantes rumo à essa evolução.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Objetivos Estratégicos da Logística Reversa

A ideia principal da Logística Reversa é a de agregar valor de alguma natureza às empresas, através do retorno dos bens ao ciclo de negócios ou produtivo. A natureza de valor agregado, ou  recapturado, varia entre os setores empresariais e em seus diversos segmentos de negócios. Em conseqüência, observa-se um espectro de aplicações e de interesses na implementação de retorno de bens de pós – venda e de pós - consumo, bem como diferentes estágios tecnológicos de aplicação da Logística Reversa entre os diversos setores empresariais, conforme se poderá constatar ao longo destes artigos.

Tipologia dos Clientes

Tipos de ClientesSabemos que na função Atendimento ao Cliente encontraremos os mais diversos tipos de personalidades e desejos (inerente à psiquê humana), sendo extremamente importante identificá-los para, assim, entender a necessidade deste cliente e conquistá-lo.
Portanto, neste post, falaremos como reconhecê-los através de suas reações e como tratar cada um deste tipo para garantir o fechamento da venda através de dicas rápidas e funcionais.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Integrando o Papel do Vendedor com as Vendas e o Marketing Através dos 4 A's

Vendas X MarketingInicialmente designado por Sistema Integrado de Marketing, o Modelo 4 A’s, desenvolvido pelo professor Raimar Richers em 1973, é um modelo de gestão que inclui as funções básicas da Gestão de Marketing nas interações entre a organização e o seu ambiente externo, em função dos seus objetivos. Estas funções descritas no modelo podem ser divididas em quatro fases: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação (os “4 A’s”).

O que é Procrastinação?

Novamente contamos com a super parceria do coach Fernando Maia em nosso blog.
No post anterior foi trabalhado a necessidade de mudar maus hábitos e os benefícios desta virada. Neste atual, ele abordará um dos maus hábitos mais comuns e mais prejudiciais ao profissional, a Procrastinação.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A Visão de Futuro da Armazenagem

As empresas interessadas em aumentar a sua participação no mercado estão procurando constantemente reduzir os seus custos operacionais e de investimento. Se falham nesta ação, correm o risco de perder espaço para os concorrentes que, por seu lado, estarão trabalhando arduamente no sentido de ganhar este espaço.

Ganhe um E-book


E-book Gestão dos Custos Logísticos Quer ganhar um e-book?

E você ainda pode escolher entre dois títulos: Gestão dos Custos Logísticos ou Nível de Serviço Logístico.
E-book Nível de Serviço Logístico
Os e-books consistem na compilação dos artigos, publicados aqui no blog adicionados de um material extra e inédito.

Basta você seguir/curtir a Res Consiliaris nas Redes sociais!
Acesse nossos perfis abaixo. Depois basta mandar uma mensagem privada informando qual dos dois e-books você quer receber o link para download. Simples assim!

Você também pode ganhar o segundo e-book, ao indicar um amigo(a) à nos seguir/curtir. Peça para que seu(sua) amigo(a), ao nos contactar em mensagem privada, diga quem foi que o(a) indicou e nós lhe enviaremos o link para o download do segundo e-book.

@ResConsiliaris
@ResConsiliaris
 +ResconsiliarisBrasil

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Custos Gerais

Custos LogísticosConcluindo a nossa série de postagens sobre os custos logísticos temos o segundo e último artigo. Neste iremos relacionar, e explicar, os custos gerais associados ao planejamento logístico.

Apuração do Custo Logístico Total

Quando tratamos de Logística Integrada, comentamos que a empresa deve atender ao nível de serviço exigido pelo cliente ao menor Custo Logístico Total possível.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Sobre os Custos Relativos aos Processos Logísticos

Custos da Logística de Abastecimento Conforme cita o Instituto dos Contadores Gerenciais (IMA, 1989), via de regra, os chamados custos de obtenção, que estão associados ao processo de compra, tais como: custos de transportes, seguros e embalagens, entre outros, são incorporados aos materiais adquiridos. Usualmente, no Brasil, a maioria dos fornecedores embute em seu preço os Custos Logísticos associados aos subprocessos de Armazenagem/Movimentação de materiais e Transporte.

Sobre os Custos Resultantes do Nível de Serviços

O Nível de Serviço ao Cliente está associado ao que se deseja de resposta no próximo elo da cadeia, em termos de disponibilidade do produto/serviço (inventário), confiabilidade do serviço (qualidade) e desempenho (velocidade e consistência de entregas). É algo que está sendo acordado entre comprador e vendedor, onde o comprador faz suas exigências e o vendedor irá verificar a viabilidade de atendê-las, criando valor para ambos.

Sobre os Custos Decorrentes de Lotes

O conceito de Lote, no processo produtivo, está associado à atividade de setup, que consiste no trabalho requerido para preparar uma máquina específica, recurso, centro de trabalho ou linha, entre o término da fabricação de um item e o início da produção do próximo item na programação. O tempo gasto na preparação é uma das perdas principais (desperdícios) que devem ser evitadas no processo de produção e a redução nesse tempo permite desenvolver lotes de produção com custos menores, ter flexibilidade na resposta às necessidades dos clientes, minimizar estoque de produtos em processo, aumentar qualidade menos sobras (falhas), e reduzir lead time da manufatura.

Sobre os Custos Tributários na Logística

O conceito de tributo engloba impostos, taxas de serviços públicos e contribuições de melhoria (decorrentes de obras públicas), contribuições sociais e econômicas. encargos e tarifas tributárias (com características fiscais) e emolumentos a serem pagos ao Poder Público em função de obtenção/transferência de bens e/ou serviços, diretos, específicos ou de concessão.

Sobre os Custos da TI na Logística

A Tecnologia de Informação (TI), hoje, é considerada como uma importante fonte de melhoria da produtividade e competitividade e a utilização desse recurso pelas empresas tem aumentado significativamente, visando à minimização dos custos operacionais e à otimização dos resultados econômicos. Uma contribuição expressiva proporcionada pelo atuaI ambiente informatizado é a maior disponibilidade de informações sobre os processos e a possibilidade de analisar-se tais informações com o auxílio de diversas ferramentas.

Sobre os Custos de Manutenção do Inventário

Custos de Inventário
Os estoques (ou inventários) são ativos tangíveis, adquiridos ou produzidos por uma empresa, visando a sua comercialização ou utilização própria em suas operações. O nível de inventário a ser mantido depende do nível de serviço objetivado e da política a ser adorada pela empresa, e essa decisão está relacionada à incerteza na demanda ou no fornecimento.