Quando tratamos de Logística Integrada, comentamos que a empresa deve atender ao nível de serviço exigido pelo cliente ao menor Custo Logístico Total possível.
Cálculo do Custo Logístico Total
Visando a otimizar a Gestão dos Custos Logísticos, bem como facilitar a apuração do Custo Logístico Total, sugerimos que, além de serem controlados, individualmente, cabe ressaltar que os Custos Logísticos devem ser gerenciados, conforme os preceitos da Logística Integrada, de forma global, observando seus impactos no resultado econômico da organização e atendendo ao nível de serviço estabelecido pelos clientes. Para isso, necessitamos apurar o Custo Logístico Total (CLT).
O Custo Logístico Total (CLT) pode ser apurado da seguinte maneira, a partir da somatória dos elementos de Custos Logísticos individuais:
CLT = CAM + CTRA + CE + CMl + CTt + CTRI + COL + CDNS + CAD
Sendo que:
CAM = Custos de Armazenagem e Movimentação de Materiais
CTRA = Custos de Transporte (Incluindo todos os modais ou operações Intermodais)
CE = Custos de Embalagens (utilizadas no sistema logístico)
CMl = Custos de Manutenção de Inventários (matérias-primas, produtos em processo e produtos
acabados)
CTI = Custos de Tecnologia de Informação
CDL = Custos Decorrentes de Lotes
CTRI = Custos Tributários (tributos não recuperáveis)
CDNS = Custos Decorrentes do Nível de Serviço
CAD = Custos da Administração Logística
Os Custos da Administração Logística (CAD) não haviam sido comentados anteriormente, mas, se houver um gestor que se responsabilize por todos os processos logísticos, seus custos devem ser considerados. Esses custos envolvem os gastos com Tecnologia de Informação, mão-de-obra, depreciação de equipamentos etc., na realização de serviços de apoio à Logística dentro da empresa.
Geralmente, são considerados fixos e indiretos (quando relacionados a um objeto), pois independem de quantidades estocadas e movimentadas, e são comuns a todos os processos/atividades.
Além dos custos com o gestor, existe a atividade de Planejamento, Programação e Controle da Produção, que também apresenta custos de mão-de-obra, Tecnologia de Informação, equipamentos etc., que são fixos e diretos em relação ao processo de Logística de Planta.
O Custo Logístico Total (CLT) pode ser apurado, também, a partir do somatório dos custos dos processos logísticos:
CLT = CLOGAba + CLOGPla + CLOGDls
Sendo:
CLQGAba = Custos Logísticos do Abastecimento
CLOGPIa = Custos Logísticos da Planta
CLOGOls = Custos Logísticos da Distribuição
Para apurar os custos relacionados a cada processo logístico, que serão tratados , deveriam ser considerados todos os elementos individuais envolvidos. Em termos de gerenciamento global, ou seja, da empresa como um todo, já existe uma dificuldade de visualizar os Custos Logísticos, em função da dispersão das informações nas Demonstrações Contábeis e, também, não podemos nos esquecer dos trade-offs, que podem ocorrer entre os elementos em cada decisão logística, pois não basta analisar os elementos isoladamente e, sim, avaliar seus efeitos no Custo Logístico Total. O que é efetivamente relevante, é que seja apurado o Custo Logístico Total. O Custo Logístico Total (CLT) não é apenas um somatório dos elementos de Custos Logísticos Individuais, mas sim um montante apurado. Considerando os possíveis aumentos ou diminuições de custos existentes entre esses elementos.
Na sequencia, apresentamos um modelo que identifica alguns elementos de Custos Logísticos da empresa individual e dos membros da cadeia de abastecimento e distribuição, além das despesas comerciais e administrativas e custos de produção. Considerando os fatores que agregam valor ao cliente final.
Modelo de hierarquia de custo total para competitividade na cadeia de suprimentos
"Para satisfação do cliente, todos os custos e fatores que afiram custos e criam valor devem ser capturados em um modelo de custo total".
O modelo parte do raciocínio de que tudo inicia-se no Custo Básico na Entrada - que é o preço primário pago pela empresa na aquisição de materiais/produtos, que envolve um possível leilão, negociação ou pedidos de lotes. É facilmente mensurado e deve ser considerado no processo de obtenção.
Além deste, existem os Custos Diretos de Transação - que envolvem os custos do desenvolvimento do fornecedor e transmissão, necessários ao processamento do pedido dos materiais. Incluem os custos do processo de detecção das necessidades de compra de materiais/produtos, requisição, preparação e transmissão do pedido ao fornecedor, aprovação, documentação para movimentação e embarque e recebimento da informação para entrada no inventário.
Outro fator relevante e muitas vezes desconsiderado em modelos de custos, podendo ser considerado como custos ocultos, são os Custos no Relacionamento com Fornecedores - que são os custos referentes ao desenvolvimento e manutenção do relacionamento com os fornecedores. Estes custos incluem os gastos com viagens, treinamentos, estabelecimento de planos de operações, envolvendo decisões de trânsito, pesquisa e desenvolvimento, engenharia etc. nas empresas envolvidas, bem como a avaliação e certificação dos fornecedores, caso haja essa prática para manutenção da qualidade nos materiais por parte da empresa.
Quando se inicia o fluxo físico da operação, surgem os Custos de Descarregamento, associados ao fluxo do transporte no abastecimento, que incluem dois elementos relevantes: o custo de transporte e os termos de negociação (Incoterms).
Considera-se que há quatro opções diferentes para o transporte no abastecimento:
- o custo da transportadora terceirizada selecionada pelo fornecedor, o custo da frota própria do fornecedor,
- o custo da transportadora terceirizada selecionada pelo comprador
- o custo da frota própria do comprador.
Os Custos e Fatores de Qualidade, por sua vez, são elementos que estão relacionados à garantia da qualidade e conformidade dos materiais/produtos, de acordo com as especificações exigidas, que poderão causar impacto na produção, no nível de serviço exigido pelo cliente, nos gastos mercadológicos, bem como no goodwill da empresa. ( Goodwill é o "fundo de comércio" da empresa, que envolve fatores intangíveis, tais como: o valor da marca, do ponto-de-venda, da carteira de clientes, mas que podem comprometer a imagem da empresa).
Nesse modelo, os Custos Logísticos, tratados como Custos de Operações foram segregados em quatro custos básicos:
(1) Custos de recebimento e preparação dos materiais (disponibilidade para a produção ou outros processos);
(2) Custos decorrentes de lotes, que afetam a necessidade de espaço e fluxo de movimentação;
(3) Custos de produção, que podem ser impactados pelos fornecedores, principalmente se houver atrasos;
(4) Custos da Cadeia Logística, que também consideram fatores importantes, tanto no abastecimento quanto na distribuição, tais como; tamanho dos lotes, peso, cubagem e condições estabelecidas, que afetam os custos de transporte, armazenagem/movimentação etc. ou geram desperdícios, caso mal planejados.
Algo que não deve ser desconsiderado são os Custos Financeiros – relacionados aos termos de pagamento ao fornecedor que causam impacto no custo total. Um pagamento antecipado reduz a disponibilidade de caixa da empresa no curto prazo, mas diminui os juros a serem pagos futuramente. Por outro lado, um pagamento no longo prazo pode aumentar o preço do fornecedor.
Alguns fatores que foram contemplados pelo modelo foram: fatores táticos no abastecimento, na intermediação com cliente e estratégicos nos negócios. Os Fatores Táticos no Abastecimento envolvem o reconhecimento de que a qualidade do fornecedor é o fator que mais impacta o custo na cadeia de suprimentos.
Os custos do comprometimento e desempenho do fornecedor também devem ser considerados. Se houver colaboração e cooperação no processo de pesquisa e desenvolvimento e engenharia por parte de comprador e fornecedor, os custos podem ser reduzidos. Os Fatores na Intermediação com Cliente contemplam a informação sobre exigências de nível de serviço e qualidade, transporte e inventário, que afetam os custos da distribuição, e, por sua vez, os Fatores Estratégicos nos Negócios são os fatores que afetam, efetivamente, a decisão do consumidor final em adquirir o produto de um fornecedor ao invés de outro, relacionados aos aspectos físicos dos produtos, seu preço ou serviços percebidos.
Lote econômico de Compras
Utiliza parâmetros internos. Esta metodologia é utilizada na falta de uma apresentação por parte do fornecedor de um lote ideal. É também utilizada para fazer projeções quando os dados reais são inexistentes.
Portanto: O Lote econômico de Compras é uma Ferramenta estabelecida para, na falta de indicadores mais críticos, orientar a identificação e estabelecimento de geração de novas requisições usando como base de custos parâmetros internos, ou seja, o custo de emissão de um pedido de compras e o contraposto custo de armazenagem.
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