Os custos, embora fundamentais no desempenho da cadeia de suprimentos, não são capazes de captar um importante aspecto das cadeias de suprimentos: a eficiência com que a cadeia utiliza seus recursos. Se instalações, veículos, equipamentos e outros ativos não são usados em sua capacidade total ou quase total, seus custos indiretos devem ser distribuídos entre poucos produtos, elevando seu custo unitário. De forma semelhante, os suprimentos devem ser consumidos o quanto antes, visando a minimizar os custos de manutenção, que são um componente fundamental do custo direto nas cadeias de suprimentos. O objetivo da terceira categoria de medidas é avaliar a eficiência com que a cadeia utiliza seus ativos.
sábado, 18 de março de 2017
sexta-feira, 17 de março de 2017
Logística Reversa - Práticas Operacionais
Usualmente pensamos em logística como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo. No entanto, existe também um fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado.
Este fluxo logístico reverso é comum para uma boa parte das empresas. Por exemplo, fabricantes de bebidas têm que gerenciar todo o retorno de embalagens (garrafas) dos pontos de venda até seus centros de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção em grande parte a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas.
Este fluxo logístico reverso é comum para uma boa parte das empresas. Por exemplo, fabricantes de bebidas têm que gerenciar todo o retorno de embalagens (garrafas) dos pontos de venda até seus centros de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção em grande parte a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas.
quinta-feira, 16 de março de 2017
Capturando Valor na sua Cadeia Interna
Sempre é muito mais fácil enxergar o que outros estão fazendo errado.
Hoje, muitas empresas falam em integrar fornecedores e clientes em uma Cadeia de Abastecimento ponta-a-ponta e chegam mesmo a mergulhar neste processo. Porém, para serem efetivas neste esforço, precisam antes de mais nada ter sua cadeia interna sob controle.
Hoje, muitas empresas falam em integrar fornecedores e clientes em uma Cadeia de Abastecimento ponta-a-ponta e chegam mesmo a mergulhar neste processo. Porém, para serem efetivas neste esforço, precisam antes de mais nada ter sua cadeia interna sob controle.
quarta-feira, 15 de março de 2017
Armazenagem Física e Administração de Depósitos
Objetivo dos Armazéns/Depósitos/Almoxarifados
Podemos dizer que o objetivo de um armazém é o de guarda e pronto atendimento dos materiais necessários usados pelos seus clientes, garantindo guarda com qualidade e com baixos custos.
Atividades de um Armazém
- Receber os materiais, checando a qualidade e as quantidades;
- Identificar os materiais;
- Guardar os materiais;
- Separar e preparar remessas de materiais;
- Despachar/Expedir os materiais;
- Atualizar as informações de entrada e saída.
Podemos dizer que o objetivo de um armazém é o de guarda e pronto atendimento dos materiais necessários usados pelos seus clientes, garantindo guarda com qualidade e com baixos custos.
Atividades de um Armazém
- Receber os materiais, checando a qualidade e as quantidades;
- Identificar os materiais;
- Guardar os materiais;
- Separar e preparar remessas de materiais;
- Despachar/Expedir os materiais;
- Atualizar as informações de entrada e saída.
terça-feira, 14 de março de 2017
Procedimentos para Compras Não Produtivas e Serviços
Entende-se como itens Não Produtivos todo e qualquer item que não faz parte do produto que a organização fábrica, monta ou comercializa. E nesta abordagem, uma gama bastante considerável de itens se encaixa. Normalmente em uma empresa que tem todas as atividades desde projeto, fabricação, distribuição e pós venda, os gastos com compras de Não Produtivos e Serviços chega a ser o dobro dos gastos com a fabricação de itens produtivos ou manufatura.
Marcadores:
Administração,
Administração de Materiais,
Compras,
Custos,
Estoque,
Fornecedores,
Gestão,
Gestão da Cadeia de Suprimentos,
Gestão de Custos,
Gestão de materiais,
Logística,
Planejamento Logístico
segunda-feira, 13 de março de 2017
Gestão de Compras - Parte 2
Especificações da Compra
Muitas dúvidas pairam na hora de efetuar uma compra, embora pareça, não é uma tarefa muito fácil. A decisão de comprar deve ser considerada de que forma o produto será utilizado, com que freqüência e quanto estarão dispostos a pagar.
Na compra de um item ou serviço de um fornecedor, vários fatores estão incluídos, devem ser considerados quando as especificações estão sendo desenvolvidas, podem ser divididos em três categorias:
Muitas dúvidas pairam na hora de efetuar uma compra, embora pareça, não é uma tarefa muito fácil. A decisão de comprar deve ser considerada de que forma o produto será utilizado, com que freqüência e quanto estarão dispostos a pagar.
Na compra de um item ou serviço de um fornecedor, vários fatores estão incluídos, devem ser considerados quando as especificações estão sendo desenvolvidas, podem ser divididos em três categorias:
domingo, 12 de março de 2017
Gestão de Compras - Parte 1
Introdução
A gestão da aquisição assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, quebra-se então uma visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros.
A função é muito mais ampla e, se realizada com eficiência, envolve todos os departamentos da empresa. Obter o material certo, nas quantidades certas, com a entrega correta (tempo e lugar), da fonte correta e no preço certo são todas as funções de compras.
A gestão da aquisição assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, quebra-se então uma visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros.
A função é muito mais ampla e, se realizada com eficiência, envolve todos os departamentos da empresa. Obter o material certo, nas quantidades certas, com a entrega correta (tempo e lugar), da fonte correta e no preço certo são todas as funções de compras.
Marcadores:
Atendimento ao Cliente,
Capital Humano.,
Compras,
Cotação,
Fornecedores,
Gestão,
Gestão de materiais,
Logística,
Planejamento Logístico
Assinar:
Postagens (Atom)