Inúmeras pesquisa e analistas apontam a questão financeira com o principal motivo das deficiências empresariais e a razão da morte das empresas. A compreensão das práticas de gestão financeira nas organizações em muitos casos ainda é precária e isto ratifica o que as pesquisas e análises sinalizam. Grande parte das organizações não utilizam ferramentas contábeis e financeiras para efetuar o controle e o planejamento de suas atividades. A seguir apresentamos 13 dicas simples para o equilíbrio e a saúde das finanças destas organizações.
sábado, 25 de março de 2017
sexta-feira, 24 de março de 2017
Posicionando a Logística Empresarial
A visão moderna da logística engloba a coordenação de todo o fluxo logístico da organização desde a obtenção dos insumos no mercado fornecedor até a distribuição dos produtos acabados aos clientes, gerenciando todos os meios físicos necessários e as informações correspondentes nas cadeias internas e externas de suprimento das organizações.
quinta-feira, 23 de março de 2017
A Importância da Logística Empresarial
Logística empresarial é vital para a economia e para a empresa individual. É fator-chave para incrementar comércio regional e internacional. Sistemas logísticos eficientes e eficazes significam melhor padrão de vida para todos. Na firma individual, atividades logísticas absorvem uma porção significativa de seus custos individuais. Estes custos, que são em média cerca de 22% das vendas, determinam muitas vezes se uma firma será competitiva. Boa administração é essencial.
Marcadores:
Armazém,
Armazenagem,
embalagens,
Estoque,
Gestão,
Gestão da Cadeia de Suprimentos,
Gestão de materiais,
Logística,
Picking,
Planejamento Logístico,
Supply Chain Management,
Transportes
quarta-feira, 22 de março de 2017
7 Erros Fatais dos Empreendedores
Iniciar um negócio próprio pode deixar qualquer um extremamente animado ou de cabelo em pé. Geralmente uma coisa, depois a outra. A ideia de não ter patrão e de (teoricamente) ganhar mais dinheiro é desafiadora, assim como a perspectiva de executar um projeto seu, que ficou dias, meses - e, quem sabe, anos - amadurecendo e esperando o momento certo para acontecer. Normalmente, o novo empreendedor fica inebriado com as perspectivas. Só que não basta uma boa ideia. Para dar certo, ela precisa ser bem planejada e bem executada. E é exatamente nesse segundo momento que os problemas costumam aparecer e desanimar (ou enlouquecer) os empreendedores de primeira viagem.
Marcadores:
Custos,
Empreendedor,
Empreendedorismo,
Gestão,
Gestão da Cadeia de Suprimentos,
Gestão de Custos,
Gestão de materiais,
Gestão de Pessoas,
Mercado,
Planejamento Estratégico
terça-feira, 21 de março de 2017
Funções Operacionais da Empresa: Gestão de Pessoas
A administração de recursos humanos é uma área extremamente sensível à mentalidade que prevalece nas organizações. Por esta razão, ela é contingencial, estratégica e situacional. Porém, depende muito da cultura que predomina em cada organização, e também da estrutura organizacional adotada por cada empresa.
segunda-feira, 20 de março de 2017
Funções Operacionais da Empresa: Controle Financeiro
É preciso tornar claro que o nosso interesse focaliza apenas as funções de transferências de numerário e não o planejamento de captação de fundos e de suas aplicações, bem como os processos de controle dos gastos previstos em relação aos efetuados. Tais movimentações de dinheiro são, na realidade, processamentos de informações mais que manuseio de numerário, afirmação essa que naturalmente surpreende pelo inusitado, motivo pelo qual é preciso explicá-la melhor. Trata-se, pois, do chamado "fluxo de caixa", o qual, diferentemente de outras funções operacionais, pouco varia entre as organizações.
domingo, 19 de março de 2017
Funções Operacionais da Empresa: Comprar
A Função Operacional de Comprar
Com a denominação de Administração de Compras, ou de Administração de Materiais, ou de Administração de Fornecedores, os autores costumam incluir as atividades de aquisição de ativos fixos e de estoques na função produzir. Dessa maneira, diminuem a importância de comprar como atividade autônoma, o que julgamos constituir um viés necessário de ser corrigido. Assim, antes de analisar suas funções básicas e subfunções, convém tornar clara a dependência da organização para com suas compras.
Com a denominação de Administração de Compras, ou de Administração de Materiais, ou de Administração de Fornecedores, os autores costumam incluir as atividades de aquisição de ativos fixos e de estoques na função produzir. Dessa maneira, diminuem a importância de comprar como atividade autônoma, o que julgamos constituir um viés necessário de ser corrigido. Assim, antes de analisar suas funções básicas e subfunções, convém tornar clara a dependência da organização para com suas compras.
Assinar:
Postagens (Atom)