sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O Ciclo de Vida Útil dos Produtos e a Logística Reversa

Seria infindável a lista de autores analisando o acelerado ritmo de redução do ciclo de vida dos produtos nas últimas décadas, como forma e busca de diferenciação mercadológica, motivada por evoluções técnicas de desempenho em processo ou na aplicação, motivada pela redução de custos em geral e em particular os logísticos, além de outras razões.


Ciclo de vida útil & Logística reversaEm 1970 foram lançados 1.365 novos produtos nos Estados Unidos, em 1986 este número foi de 8.042 novos produtos, em 1991 este número cresceu para 13.244 e em 1994 alcançou a marca de 20.074 novos produtos lançados de acordo com dados de New Products News (Martins e Blecher - 1996).

Exemplos clássicos de bens com ciclo de vida rapidamente decrescentes são o dos computadores e seus periféricos, que se revelam expressivos na visão da Logística Reversa quando observamos alguns dados do Instituto Gardner Group estimando em 680 milhões as vendas de computadores no ano de 2005 e de 150 milhões o número deles que serão descartados somente nos Estados Unidos. O nível de obsolescência atual nos Estados Unidos é de 2:3, ou seja, a cada três computadores produzidos dois tornam-se obsoletos, com tendência de que esta razão de obsolescência se torne 1:1 nos próximos 3 anos.

Em 1960 a produção mundial de plásticos era de 6 milhões de toneladas por ano e em 2014 passou a 310 milhões de toneladas. No Brasil a produção de plásticos teve um aumento de cerca de 50% entre os anos de 1993 e 1998, valores altos quando comparados com o crescimento dos metais mais comuns. Ainda no Brasil, o consumo de garrafas descartáveis de PET (Polietileno Tereftalato - resina constituinte) usadas como embalagem de refrigerantes e outras bebidas, iniciou-se em 1989 e alcançou níveis de produção de 6 bilhões de garrafas por ano em 1998, o que corresponde a mais de 70% da embalagem do setor de refrigerantes. O número se majorou para 10 bilhões em 2015. Este expressivo crescimento é devido principalmente às suas características de transparência e de suas vantagens logísticas na  distribuição direta, substituindo a embalagem de garrafas de vidro retornável.

Um dos indicadores do  crescimento desta “descartabilidade” é o aumento do lixo urbano em diversas partes do mundo, conforme comprovam os dados da Prefeitura Municipal de São Paulo, através de seu departamento de limpeza pública, o lixo urbano cresceu de 4.450 ton por dia em 1985 para 16.000 ton por dia em 2000 e para 27.000 ton em 2014, decrescendo as quantidades de lixo orgânicos e aumentando a de produtos descartáveis.

O esquema da figura a seguir sintetiza a idea de como a crescente descartabilidade dos produtos tende a tornar mais expressiva a atuação da Logística Reversa, tanto no setor de pós-venda como no de pós-consumo. Tecnologia, Marketing, Logística e outras áreas empresariais, através de redução de ciclo de vida de produtos, geram necessidades de aumento de velocidade operacional de um lado e provocam exaustão acelerada dos meios tradicionais de destinos dos produtos de pós-consumo.
Ciclo de Vida Útil
O Impacto da Redução do Ciclo de Vida Útil dos Produtos na Logística Reversa

A obsolescência e a descartabilidade crescentes dos produtos observados nesta última década têm-se refletido em alterações estratégicas empresariais, dentro da própria organização e principalmente em todos os elos de sua rede operacional. Estas alterações se traduzem por aumento de “velocidade de resposta” em suas operações desde a concepção do projeto do produto até sua colocação no mercado, pela adoção de sistemas operacionais de alta “flexibilidade operacional” que permitam, além da velocidade do fluxo logística, a capacidade de adaptação constante às exigências do cliente e pela adoção de “responsabilidade ambiental” em relação aos seus produtos após serem vendidos e consumidos, o que costuma ser identificado como “EPR” (Extend Product Responsability) a chamada “Extensão de Responsabilidade ao Produto”.


Explica-se desta forma a crescente implementação da Logística Reversa em empresas líderes do mercado em diversos setores, constituindo-se parte integrante de suas estratégias empresariais.

Não deixe de ler, na sequencia, o artigo em que apresentamos uma análise dos diversos objetivos estratégicos que tem orientado algumas organizações: Objetivos Estratégicos da Logística Reversa.

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