A Tecnologia de Informação (TI), hoje, é considerada como uma importante fonte de melhoria da produtividade e competitividade e a utilização desse recurso pelas empresas tem aumentado significativamente, visando à minimização dos custos operacionais e à otimização dos resultados econômicos. Uma contribuição expressiva proporcionada pelo atuaI ambiente informatizado é a maior disponibilidade de informações sobre os processos e a possibilidade de analisar-se tais informações com o auxílio de diversas ferramentas.
"O fluxo de informações é um elemento de grande importância nas operações logísticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidade de estoque, movimentações nos armazéns, documentação de transporte e faturas são algumas das formas mais comuns de informações logísticas."
A ineficiência na troca de informações entre as empresas pode vir a comprometer o resultado de suas operações; os dados do gerador de informações devem ser os mesmos dos usuários.
Podemos ressaltar, inclusive, que as informações contábil-gerenciais, para serem úteis e oportunas, dependem da utilização de TI. Nos últimos anos, houve um grande avanço da TI, pois as empresas estão cada vez mais preocupadas em aperfeiçoar todos os seus processos, buscando a excelência em suas atividades e em seus resultados econômicos.
Um dos grandes desafios das empresas com sistemas de informação integrados na cadeia de suprimentos é a decisão de como processar e utilizar as informações disponíveis aos usuários na cadeia. Existem diversas dificuldades em resolver problemas de Logística no mundo real e algumas empresas já optam por utilizar sofisticados sistemas de suporte à decisão para otimizar suas operações logísticas, como, por exemplo, no processamento de pedidos, no relacionamento com fornecedores e clientes, na movimentação de materiais/produtos no transporte etc.
A simulação, por exemplo, é uma ferramenta para buscar uma solução logística e teve suas primeiras aplicações na Logística, no Brasil, em torno de 1950, em empresas de siderurgia e de transporte aquaviário. A simulação, atualmente bastante utilizada em Logística, envolve modelos voltados para o estudo de situações reais, de natureza complexa, com diversas alternativas de ação possíveis, por meio de experiências computacionais que podem prever os diversos impactos das referidas alternativas.
No que diz respeito à automação na armazenagem, por exemplo, a questão dos investimentos a serem efetivados na implementação de tecnologia de informação, os altos investimentos envolvidos e o enorme esforço necessário para sua implementação exigem uma abordagem extremamente disciplinada no desenvolvimento e execução do projeto. Embora isto seja claro, é comum haver uma desproporção entre os gastos realizados em equipamentos e softwares e os gastos em tempo e pessoal dedicado às etapas anteriores de planejamento em vários projetos que têm sido realizados.
Para que o retorno esperado sobre os altos investimentos realizados seja otimizado, a empresa deve seguir um estruturado planejamento de implementação, em que: os objetivos devem estar bem definidos; o pessoal envolvido no projeto de implementação bem selecionado; e os processos operacionais determinados e analisados, para que os softwares possam ser desenvolvidos para apoiar esses processos. Após todos esses procedimentos, processos operacionais determinados e o pessoal treinado, pode-se então iniciar o processo de implementação no qual os equipamentos e softwares são testados e operacionalizados.
Entre as empresas brasileiras de diversos segmentos,evidencia-se que os sistemas de informação são importantes, principalmente para auxiliar nas seguintes atividades: controle de estoques, compras, previsão de vendas, processamento e recebimento de pedidos; transmissão eletrônica de pedidos; suporte financeiro; fretes; rateamento e programação de transporte; rentabilidade; monitoramento do desempenho e recepção de pedidos on line.
Entre as ferramentas de Tecnologia de Informação que podem ser utilizadas no processo de gestão da Logística, podemos citar:
- Sistemas de gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, que podem incluir vários módulos, voltados ao planejamento, tais como: Planejamento de Demanda, Estratégia da Rede Logística, de Produção, de Distribuição, de Gerenciamento de Inventários etc. A tendência atual é a estratégia de utilização de softwares voltados à colaboração dos diversos membros da cadeia de suprimentos, tais como o Extended Relationship Management (XRM) , que tem por objetivo a integração e sincronização dos dados de seus múltiplos usuários;
- Sistemas voltados à gestão da Armazenagem - Warehouse Management Systems (WMS);
- Sistemas voltados para o Transporte - Transportation Management System (TMS), incluindo softwares simuladores de rotas de transporte e controle de frota, simuladores de dimensionamento de carga e descarga;
- Softwares de localização e rastreamento, tais como: Geografic Information System (GIS), Global Positioning Systems (GPS) e Spatial Decision Support Systems (SOSS);
- Sistemas de controle de inventários;
- Simuladores de dimensionamento do estoque;
- Sistemas utilizados no processamento de pedidos/faturamento;
- e·Procurement - focalizado em operações de suprimentos;
- Sistemas integrados - Enterprise Resources Planning (ERP);
- Leitores óticos para Códigos de Barras, bem como a tendência atual, que é o Radio Frequency ldentification (RFID) voltado para o rastreamento e o controle das Etiqueta Inteligentes (Electronic Product code – EPC);
- Intercâmbio Eletrônico de Dados (Electronic Data lnterchange – EDI);
- Internet - Comércio Eletrônico;
- Business Intelligence (BI), voltada para a geração de relatórios gerenciais etc.
Ainda no que diz respeito à Tecnologia de Informação na cadeia de suprimentos, podemos, também, considerar que podem existir alguns custos ocultos:
- custos de informação imprecisas às empresas;
- informações incorretas;
- sistemas redundantes;
- perda de produtividade;
- falha na leitura;
- correções no recebimento; e
- lentidão para novos produtos.
Esses custos podem estar sendo incorridos, mas, na maioria das vezes, não são considerados pelos parceiros na cadeia de suprimentos, quando não existe integração entre os sistemas ou sincronização dos dados. Quanto maior for o número de parceiros com dados sincronizados e sistemas integrados, maiores serão os benefícios para a cadeia de suprimentos, no que diz respeito à redução de custos. Para que isso seja implementado, as empresas podem deparar-se com diversos obstáculos, tais como: resistência interna aos novos processos; incompatibilidade de padrões; falta de confiança nos parceiros e dados internos não disponíveis.
Um dos benefícios dos investimentos em Tecnologia de Informação é que podem levar a ganhos significativos em produtividade. com melhoria do nível de serviço ao cliente, redução de tempo de ciclo e dos custos das falhas pela eliminação de erros e retrabalhos. bem como aumentam o nível de confiança nas informações, podendo integrar informações entre fornecedores e clientes, oferecendo melhorias de resultados para a cadeia de suprimentos envolvida.
Atualmente, muitas empresas já se encontram informatizadas e as aplicações na empresa individual ou no relacionamento com a cadeia de suprimentos aumentam o nível de conhecimento entre os membros e integram a cadeia, visando a otimizar seus resultados.
A relação entre os Custos de Tecnologia de informação e os custos de Manutenção de inventários, por exemplo, ocorre quando aumenta a frequência no recebimento dos pedidos, aumentando, assim, os custos do recebimento do pedido, beneficiando a diminuição dos custos de manutenção dos estoques pela diminuição do intervalo dos lotes de reposição. Também, pode-se verificar o inverso: se diminuir a frequência dos pedidos, o intervalo de reposição dos lotes pode aumentar e, consequentemente, aumentam os custos de manutenção dos inventários, por ficarem mais tempo armazenados.
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