Brasil, país de tendência econômica de concentração de mercado varejista tem um número cada vez mais restrito de grandes redes. Neste contexto de vendas nas relações vendedor-revendedor, é necessário que o vendedor deixe de ser um vendedor de “produtos” para transformar-se em um vendedor de “idéias”.
A eficácia dependente do conhecimento em profundidade do consumidor, a outra ponta do processo e que detém cada vez mais o poder real de tornar o empreendimento de vendas bem sucedido. A seguir destacaremos alguns pontos importantes rumo à essa evolução.
Gerenciar distribuição, não só comercialização
Qualificações necessárias:
Capacidade em construir relacionamentos em longo prazo;
Nível intelectual, usualmente com grau universitário;
Estrategista de negócios, doutor em finanças e números;
Boa apresentação e habilidade interpessoal;
Orientado a prestar serviços variados;
Entendimento do varejo como um negócio;
Entendimento das motivações dos compradores varejistas;
Habilidade em coordenar as atividades do fornecedor para acomodar as necessidades do varejista;
Criatividade e persistência;
Habilidade em influenciar a autodireção da sua empresa e do seu cliente.
Habilidades que um trade marketeer deve possuir:
Saber tratar o cliente varejista como sendo o consumidor final;
Construir marcas fortes no ponto de vendas para neutralizar o poder das marcas próprias do varejista;
Usar tecnologia para rápida interpretação dos desafios do ambiente.
Fatores que proporcionam grande nível de satisfação dos compradores varejistas e industriais:
1 - Perfeição no atendimento e parceria com o cliente;
Não confundir atendimento com tratamento;
2 - Conhecimento de toda a linha de produtos que vende;
Benefícios / olhar o produto com o olho do cliente de forma a atender as suas necessidades e desejos;
3 - Prazer e habilidade em defender os interesses do cliente dentro de sua organização;
Preservar as relações de negócios do mesmo modo dispensadas a relações de amizade;
4 - Conhecimento de mercado de cada cliente;
Agir como um canal de informação para suprir o cliente de conhecimento de seu próprio mercado;
5 - Imaginação para ajudar o cliente a vender os seus produtos;
A venda só termina quando o cliente vende para seus clientes;
6 - Conhecimento da linha de produtos que o cliente comercializa;
7 - Planejar a sua atuação no cliente;
Roteiros e até o que dizer em cada visita de vendas;
8 - Diplomacia ao lidar com os vários departamentos do cliente;
Integrador de objetivos empresariais entre a sua empresa e os vários departamentos ou setores de seus clientes (produção, vendas, contas a pagar, etc.);
9 - Possuir conhecimentos de marketing, merchandising, técnicas varejistas, e atuar também no ponto de venda;
Quatro aspectos do papel do novo vendedor:
1 – Comportamento:
Agir com classe e elegância na presença do cliente varejista,
Demonstrar conhecimento de marketing e de gestão de negócios mas evitar ser arrogante.;
2 – Conhecimento:
Conhecer o trabalho do cliente varejista e dos métodos de atuação de sua própria empresa;
3 – Competência:
Em executar uma multiplicidade de tarefas com igual desenvoltura;
4 – Relações pessoais:
Saber manter um clima de confiança na relação com seus clientes e seus colegas chefes.
Aspectos de insucesso de vendedores do passado:
1 – Habilidade pobre em ouvir;
2 – Falhas em se concentrar em prioridades;
3 – Falta de esforço suficiente;
4 – Inabilidade em determinar as habilidades do cliente (vender geladeira para esquimó);
5 – Falta de planejamento de apresentações de vendas;
6 – Conhecimento inadequado dos produtos e das necessidades do mercado;
Fatores que asseguram sucesso aos vendedores:
1 – Atitude positiva;
2 – Treinamento apropriado;
3 – Bons hábitos de trabalho, árduo;
4 – Auto motivação;
5 – Conhecimento;
6 – Dedicação ao trabalho e desejo de vencer;
7 – Saber identificar as necessidades de cada cliente:
As necessidades atendidas e os desejos realizados são a base para o fechamento de uma venda;
8 – Abordagem de vendas orientada ao cliente;
Realizar a venda pensando como se fosse o cliente.
A eficácia dependente do conhecimento em profundidade do consumidor, a outra ponta do processo e que detém cada vez mais o poder real de tornar o empreendimento de vendas bem sucedido. A seguir destacaremos alguns pontos importantes rumo à essa evolução.
Gerenciar distribuição, não só comercialização
Qualificações necessárias:
Capacidade em construir relacionamentos em longo prazo;
Nível intelectual, usualmente com grau universitário;
Estrategista de negócios, doutor em finanças e números;
Boa apresentação e habilidade interpessoal;
Orientado a prestar serviços variados;
Entendimento do varejo como um negócio;
Entendimento das motivações dos compradores varejistas;
Habilidade em coordenar as atividades do fornecedor para acomodar as necessidades do varejista;
Criatividade e persistência;
Habilidade em influenciar a autodireção da sua empresa e do seu cliente.
Habilidades que um trade marketeer deve possuir:
Saber tratar o cliente varejista como sendo o consumidor final;
Construir marcas fortes no ponto de vendas para neutralizar o poder das marcas próprias do varejista;
Usar tecnologia para rápida interpretação dos desafios do ambiente.
Fatores que proporcionam grande nível de satisfação dos compradores varejistas e industriais:
1 - Perfeição no atendimento e parceria com o cliente;
Não confundir atendimento com tratamento;
2 - Conhecimento de toda a linha de produtos que vende;
Benefícios / olhar o produto com o olho do cliente de forma a atender as suas necessidades e desejos;
3 - Prazer e habilidade em defender os interesses do cliente dentro de sua organização;
Preservar as relações de negócios do mesmo modo dispensadas a relações de amizade;
4 - Conhecimento de mercado de cada cliente;
Agir como um canal de informação para suprir o cliente de conhecimento de seu próprio mercado;
5 - Imaginação para ajudar o cliente a vender os seus produtos;
A venda só termina quando o cliente vende para seus clientes;
6 - Conhecimento da linha de produtos que o cliente comercializa;
7 - Planejar a sua atuação no cliente;
Roteiros e até o que dizer em cada visita de vendas;
8 - Diplomacia ao lidar com os vários departamentos do cliente;
Integrador de objetivos empresariais entre a sua empresa e os vários departamentos ou setores de seus clientes (produção, vendas, contas a pagar, etc.);
9 - Possuir conhecimentos de marketing, merchandising, técnicas varejistas, e atuar também no ponto de venda;
Quatro aspectos do papel do novo vendedor:
1 – Comportamento:
Agir com classe e elegância na presença do cliente varejista,
Demonstrar conhecimento de marketing e de gestão de negócios mas evitar ser arrogante.;
2 – Conhecimento:
Conhecer o trabalho do cliente varejista e dos métodos de atuação de sua própria empresa;
3 – Competência:
Em executar uma multiplicidade de tarefas com igual desenvoltura;
4 – Relações pessoais:
Saber manter um clima de confiança na relação com seus clientes e seus colegas chefes.
Aspectos de insucesso de vendedores do passado:
1 – Habilidade pobre em ouvir;
2 – Falhas em se concentrar em prioridades;
3 – Falta de esforço suficiente;
4 – Inabilidade em determinar as habilidades do cliente (vender geladeira para esquimó);
5 – Falta de planejamento de apresentações de vendas;
6 – Conhecimento inadequado dos produtos e das necessidades do mercado;
Fatores que asseguram sucesso aos vendedores:
1 – Atitude positiva;
2 – Treinamento apropriado;
3 – Bons hábitos de trabalho, árduo;
4 – Auto motivação;
5 – Conhecimento;
6 – Dedicação ao trabalho e desejo de vencer;
7 – Saber identificar as necessidades de cada cliente:
As necessidades atendidas e os desejos realizados são a base para o fechamento de uma venda;
8 – Abordagem de vendas orientada ao cliente;
Realizar a venda pensando como se fosse o cliente.
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