Inicialmente designado por Sistema Integrado de Marketing, o Modelo 4 A’s, desenvolvido pelo professor Raimar Richers em 1973, é um modelo de gestão que inclui as funções básicas da Gestão de Marketing nas interações entre a organização e o seu ambiente externo, em função dos seus objetivos. Estas funções descritas no modelo podem ser divididas em quatro fases: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação (os “4 A’s”).
A seguir desenvolvemos uma relação entre estes objetivos, o papel do vendedor e às funções de Vendas com cada uma dessas fases:
Análise:
A seguir desenvolvemos uma relação entre estes objetivos, o papel do vendedor e às funções de Vendas com cada uma dessas fases:
Análise:
Funções
de Marketing
|
Papel
do Vendedor
|
Funções de Vendas
|
•
Pesquisa de mercado:
—
análise de produtos atuais
—
análise dos novos produtos
—
análise de ação da concorrência
—
análise de clientes
|
•
Pesquisar o desempenho dos produtos atuais em cada cliente de seu território,
•
Pesquisar a viabilidade de novos produtos em seu território.
•
Identificar e acompanhar a ação da concorrência em seu território.
•
Pesquisar a situação econômico-financeira e de mercado de cada cliente em seu
território de vendas.
|
• Colaborar
na análise e na pesquisa em cada mercado da empresa.
|
• avaliar as oportunidades de mercado
|
•
Identificar oportunidades para novos negócios.
|
• Avaliar
as oportunidades de vendas em cada território de venda.
|
•
Estimar a demanda e o potencial de mercado
|
•
Coletar dados secundários em seu território de vendas que permitam estimar a
demanda e calcular o potencial de seu mercado.
|
• Colaborar
com a área de marketing, no cálculo da demanda e do potencial de mercado.
|
•
Estabelecer a previsão de vendas
|
•
Fazer e discutir a previsão de vendas para o próximo exercício fiscal por
cliente em seu território de vendas,
|
• Realizar
a previsão de vendas por produto, cliente e região.
|
•
Orçar vendas
|
•
Discutir o orçamento de vendas para seu território.
|
• Estabelecer
o orçamento de vendas por produto, cliente e região.
|
•
Segmentar o mercado
|
•
Ajudar a identificação de segmentos de mercado em seu território.
|
• Colaborar
com o Departamento de Marketing para a análise da segmentação de mercado.
|
•
Identificar benefícios
|
•
Ajudar a identificação de benefícios buscados por consumidores e clientes nos
produtos ou serviços da empresa.
|
• Colaborar com o Marketing no levantamento dos melhores benefícios
|
Ativação:
Funções de
Marketing
|
Papel
do Vendedor
|
Funções de Vendas
|
•
Distribuição
|
•
Tratar de colocar o maior número de itens em cada um dos pontos de vendas
existentes em seu território de vendas.
|
• A
colocação dos produtos ou serviços no maior número de pontos de vendas pode
ajudar a minimizar os custos de distribuição.
|
•
Logística
|
•
Tratar de evitar que faltem produtos em seus clientes. Sugerir uma política
de estocagem para sua empresa. Acompanhar o fluxo de mercadorias de seus
depósitos para os de seus clientes.
|
• A
venda realizada em conformidade com roteiros de visitas otimizados facilita a
entrega e racionaliza os estoques de produtos acabados.
|
•
Promoção de vendas
|
•
Realizar a promoção de vendas dos seus produtos ou serviços para seus
clientes. Caso exista uma equipe de promoção de vendas, deve colaborar com
ela permanentemente.
|
• Para
que os clientes continuem a comprar, eles precisam vender o que compram da
empresa; para tanto, é preciso ajudá-los a vender através da promoção de
vendas dos produtos.
|
•
Propaganda
|
•
Sugerir campanhas publicitárias de produtos ou serviços com desempenhos
insatisfatórios. Sugerir mídias adequadas ao seu território.
|
• Objetivar
a propaganda que atinja os consumidores de seus clientes.
|
•
Merchandising
|
•
Ajudar seu cliente a vender, seja ajudando-o a demonstrar melhor o produto no
ponto de venda, seja realizando ajuste de produtos na gôndola, ou mesmo
fazendo reposições, marcando preços, montando vitrines etc.
|
• Merchandising
que ajude a demonstrar o produto ou serviço no ponto de venda
|
•
Relações públicas - Lobby
|
•
Realizar campanhas de relações públicas junto à comunidade de seus
territórios, e o Iobby junto às autoridades constituídas.
|
• O
homem de vendas deve ser preparado para, independentemente dos especialistas
das áreas, fazer também relações públicas e, se necessário, lobby.
|
•
Venda
|
•
Realizar a venda de produtos ou serviços que atendam às necessidades de
clientes, consumidores e de sua empresa.
|
• É
preciso colocar o marketing dentro da venda para se obter resultados mais
eficazes.
|
Adaptação:
Funções
de Marketing
|
Papel
do Vendedor
|
Funções de Vendas
|
•
Produto / serviço
—
design
—
ampliação do produto / serviço
|
•
Sugerir modificações no design do produto ou na configuração do serviço;
•
Ampliar o produto pela sugestão de anexação de serviços ou pela sua própria
prestação de serviços não esperados pelo cliente e consumidor.
|
• Vender
o produto certo ao cliente certo e no tempo certo, para o consumo adequado;
• Procurar
tornar sempre o produto ou serviço ampliado, para satisfazer ao cliente e
evitar a ação da concorrência.
|
•
Embalagem
|
•
Sugerir melhorias na embalagem do produto ou na apresentação do serviço
(conforme o caso).
|
• Oferecer
sugestões ao Departamento de Marketing
|
•
Preço
|
•
Praticar a estratégia de preço objetivando a venda em volumes e a obtenção de
lucros crescentes por produto em cada cliente de sua região.
|
• Vender
soluções de problemas a clientes e não preço exclusivamente.
|
•
Garantia
|
•
Dar ao cliente garantias da satisfação do funcionamento do produto ou do bom
desempenho do serviço.
|
• Vender
produtos ou serviços certos que proporcionem segurança de funcionamento ao
cliente.
|
•
Assistência ao cliente
|
•
Prestar serviços aos clientes, na pré-venda, orientando-os na venda e
auxiliando-os na pós-venda.
|
• Vender
satisfações aos clientes pelo bom funcionamento do produto ou serviço.
|
Avaliação:
Funções
de Marketing
|
Papel
do Vendedor
|
Funções de Vendas
|
•
Auditoria de marketing
•
Meio ambiente:
—
economia
—
tecnologia
—
legislação
—
governo
—
concorrência etc.
|
•
Identificar a ação do meio ambiente nos negócios da empresa em seu
território.
|
• Fazer
a ponta de lança entre a empresa e seu meio ambiente, avaliando os impactos
positivos e negativos sobre a empresa.
|
•
Auditoria de produtos
|
•
Sugerir a retirada de produtos de linha.
|
• Fazer
junto aos clientes a checagem do desempenho dos produtos atuais e também de
novos produtos.
|
•
Auditoria de distribuição e logística
|
•
Identificar falhas nos pontos de distribuição e na política de estocagem e
transporte e sugerir as correções necessárias.
|
• Fazer
a checagem para avaliar se todos os pontos de venda estão sendo atendidos com
presteza e eficácia.
|
•
Auditoria de propaganda e promoção de vendas, merchandising
|
•
Avaliar a penetração da campanha publicitária — a mídia em seu território de
vendas. Avaliar e detectar falhas nas campanhas de promoção de vendas e de
merchandising.
|
• Fazer
da avaliação do esforço promocional uma ferramenta para reorientar a
comunicação para resultados efetivos.
|
•
Auditoria de vendas
|
•
Avaliar o seu próprio desempenho e propor plano de melhoria de eficácia
operacional.
|
• A
auto-avaliação é a crítica indispensável ao aprimoramento do profissional de
vendas.
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