quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Integrando o Papel do Vendedor com as Vendas e o Marketing Através dos 4 A's

Vendas X MarketingInicialmente designado por Sistema Integrado de Marketing, o Modelo 4 A’s, desenvolvido pelo professor Raimar Richers em 1973, é um modelo de gestão que inclui as funções básicas da Gestão de Marketing nas interações entre a organização e o seu ambiente externo, em função dos seus objetivos. Estas funções descritas no modelo podem ser divididas em quatro fases: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação (os “4 A’s”).

A seguir desenvolvemos uma relação entre estes objetivos, o papel do vendedor e às funções de Vendas com cada uma dessas fases:

Análise:
Funções de Marketing
Papel do Vendedor
Funções de Vendas
• Pesquisa de mercado:
— análise de produtos atuais
— análise dos novos produtos
— análise de ação da concorrência
— análise de clientes
• Pesquisar o desempenho dos produtos atuais em cada cliente de seu território,
• Pesquisar a viabilidade de novos produtos em seu território.
• Identificar e acompanhar a ação da concorrência em seu território.
• Pesquisar a situação econômico-financeira e de mercado de cada cliente em seu território de vendas.
• Colaborar na análise e na pesquisa em cada mercado da empresa.
• avaliar as oportunidades de mercado
• Identificar oportunidades para novos negócios.
• Avaliar as oportunidades de vendas em cada território de venda.
• Estimar a demanda e o potencial de mercado
• Coletar dados secundários em seu território de vendas que permitam estimar a demanda e calcular o potencial de seu mercado.
• Colaborar com a área de marketing, no cálculo da demanda e do potencial de mercado.
• Estabelecer a previsão de vendas
• Fazer e discutir a previsão de vendas para o próximo exercício fiscal por cliente em seu território de vendas,
• Realizar a previsão de vendas por produto, cliente e região.
• Orçar vendas
• Discutir o orçamento de vendas para seu território.
• Estabelecer o orçamento de vendas por produto, cliente e região.
• Segmentar o mercado
• Ajudar a identificação de segmentos de mercado em seu território.
• Colaborar com o Departamento de Marketing para a análise da segmentação de mercado.
• Identificar benefícios
• Ajudar a identificação de benefícios buscados por consumidores e clientes nos produtos ou serviços da empresa.
 • Colaborar com o Marketing no levantamento dos melhores benefícios


Ativação:
Funções de Marketing
Papel do Vendedor
Funções de Vendas
• Distribuição
• Tratar de colocar o maior número de itens em cada um dos pontos de vendas existentes em seu território de vendas.
• A colocação dos produtos ou serviços no maior número de pontos de vendas pode ajudar a minimizar os custos de distribuição.
• Logística
• Tratar de evitar que faltem produtos em seus clientes. Sugerir uma política de estocagem para sua empresa. Acompanhar o fluxo de mercadorias de seus depósitos para os de seus clientes.
• A venda realizada em conformidade com roteiros de visitas otimizados facilita a entrega e racionaliza os estoques de produtos acabados.
• Promoção de vendas
• Realizar a promoção de vendas dos seus produtos ou serviços para seus clientes. Caso exista uma equipe de promoção de vendas, deve colaborar com ela permanentemente.
• Para que os clientes continuem a comprar, eles precisam vender o que compram da empresa; para tanto, é preciso ajudá-los a vender através da promoção de vendas dos produtos.
• Propaganda
• Sugerir campanhas publicitárias de produtos ou serviços com desempenhos insatisfatórios. Sugerir mídias adequadas ao seu território.
• Objetivar a propaganda que atinja os consumidores de seus clientes.
Merchandising
• Ajudar seu cliente a vender, seja ajudando-o a demonstrar melhor o produto no ponto de venda, seja realizando ajuste de produtos na gôndola, ou mesmo fazendo reposições, marcando preços, montando vitrines etc.
• Merchandising que ajude a demonstrar o produto ou serviço no ponto de venda
• Relações públicas -  Lobby
• Realizar campanhas de relações públicas junto à comunidade de seus territórios, e o Iobby junto às autoridades constituídas.
• O homem de vendas deve ser preparado para, independentemente dos especialistas das áreas, fazer também relações públicas e, se necessário, lobby.
• Venda
• Realizar a venda de produtos ou serviços que atendam às necessidades de clientes, consumidores e de sua empresa.
• É preciso colocar o marketing dentro da venda para se obter resultados mais eficazes.

Adaptação:
Funções de Marketing
Papel do Vendedor
Funções de Vendas
• Produto / serviço
— design
— ampliação do produto / serviço
• Sugerir modificações no design do produto ou na configuração do serviço;
• Ampliar o produto pela sugestão de anexação de serviços ou pela sua própria prestação de serviços não esperados pelo cliente e consumidor.
• Vender o produto certo ao cliente certo e no tempo certo, para o consumo adequado;
• Procurar tornar sempre o produto ou serviço ampliado, para satisfazer ao cliente e evitar a ação da concorrência.
• Embalagem
• Sugerir melhorias na embalagem do produto ou na apresentação do serviço (conforme o caso).
• Oferecer sugestões ao Departamento de Marketing
• Preço
• Praticar a estratégia de preço objetivando a venda em volumes e a obtenção de lucros crescentes por produto em cada cliente de sua região.
• Vender soluções de problemas a clientes e não preço exclusivamente.
• Garantia
• Dar ao cliente garantias da satisfação do funcionamento do produto ou do bom desempenho do serviço.
• Vender produtos ou serviços certos que proporcionem segurança de funcionamento ao cliente.
• Assistência ao cliente
• Prestar serviços aos clientes, na pré-venda, orientando-os na venda e auxiliando-os na pós-venda.
• Vender satisfações aos clientes pelo bom funcionamento do produto ou serviço.

Avaliação:
Funções de Marketing
Papel do Vendedor
Funções de Vendas
• Auditoria de marketing
• Meio ambiente:
— economia
— tecnologia
— legislação
— governo
— concorrência etc.
• Identificar a ação do meio ambiente nos negócios da empresa em seu território.
• Fazer a ponta de lança entre a empresa e seu meio ambiente, avaliando os impactos positivos e negativos sobre a empresa.
• Auditoria de produtos
• Sugerir a retirada de produtos de linha.
• Fazer junto aos clientes a checagem do desempenho dos produtos atuais e também de novos produtos.
• Auditoria de distribuição e logística
• Identificar falhas nos pontos de distribuição e na política de estocagem e transporte e sugerir as correções necessárias.
• Fazer a checagem para avaliar se todos os pontos de venda estão sendo atendidos com presteza e eficácia.
• Auditoria de propaganda e promoção de vendas, merchandising
• Avaliar a penetração da campanha publicitária — a mídia em seu território de vendas. Avaliar e detectar falhas nas campanhas de promoção de vendas e de merchandising.
• Fazer da avaliação do esforço promocional uma ferramenta para reorientar a comunicação para resultados efetivos.
• Auditoria de vendas
• Avaliar o seu próprio desempenho e propor plano de melhoria de eficácia operacional.

• A auto-avaliação é a crítica indispensável ao aprimoramento do profissional de vendas.

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