terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Equilíbrio Financeiro

Um bom controle financeiro é essencial para qualquer empresa, mas muitas vezes a relação entre o bom e a excelência podem caracterizar respectivamente como resultado apenas sua sobrevivência ou então crescimento de mercado.


Balança de cifrõesExistem diversas maneiras, sendo algumas até muito simples para análise da situação financeira da empresa, e assim estabelecer um patamar de equilíbrio financeiro ideal, visando adequar as características da organização e do mercado no qual está enquadrada. Mas infelizmente muitas vezes este processo é negligenciado, principalmente nas micro e pequenas empresas.

Como resultado, ocorrem problemas de liquidez como a falta de recursos para pagamento de fornecedores, funcionários, etc. Por isso é necessário ficar atento para não entrar em estado de insolvência, mas este tema pode ser melhor analisado no artigo: Será que a empresa entrou em estado de insolvência?

A primeira orientação para saber qual o estado financeiro de qualquer empresa é a realização da análise do balanço patrimonial, verifique as relações dos índices de liquidez (seca, corrente e geral) e também analise o capital circulante líquido (CCL).  Para fazer o cálculo do CCL é simples, basta subtrair o passivo circulante do ativo circulante, assim será possível saber o estado de liquidez e a quantidade de recursos disponíveis no curto prazo (à grosso modo).

Lembro também da importância de analisar com a mesma veemência os dados referentes aos realizáveis e exigíveis no longo prazo, pois um dia quando transformarem-se no curto prazo poderão perpetuar os problemas existentes atualmente, gerando assim um circulo vicioso com graves conseqüências.

Apenas com estes passos simples indicados já é possível ter uma noção da situação da empresa, ou seja, os índices de liquidez fornecerão dados iniciais para análise e o CCL mostrará a situação de fluxo de caixa no curto prazo. Apenas observo que para uma correta análise dos indicadores de liquidez é importante conhecer a realidade no segmento que a empresa atua.

Quando os resultados não são satisfatórios, faz-se necessário realizar medidas para correção, ou seja, buscar um equilíbrio financeiro ideal. Existem inúmeras formas, podendo como exemplo realizar empréstimos ou outros formatos para aumentar a liquidez: desconto de duplicata, desconto de cheque, vendor[i], compror[ii] e etc.

Mas antes de chegar neste ponto, prefiro realizar uma análise profunda do ciclo financeiro da organização, verificando principalmente quais são os prazos estabelecidos para fornecedores e clientes. Creio que este seja o ponto crucial que explica a razão das dificuldades financeiras de muitas empresas, que muitas vezes sequer é planejado estrategicamente.

Justifico a importância da análise de prazos, pois se possível realizar qualquer ação que diminua o prazo de recebimentos dos ativos (exemplo reduzir os prazos médios de duplicatas a receber), ou então, aumentar os prazos dos passivos (exemplo aumento do prazo médio de pagamento de fornecedores), o resultado será aumento de liquidez.

Sendo assim, todos os índices trarão resultados melhores, o CCL será maior, e haverá mais recursos para financiar suas operações, criando assim um círculo virtuoso de crescimento. Por isso que afirmei no início do artigo e insisto, a gestão do equilíbrio financeiro pode determinar se sua empresa vai apenas sobreviver ou progredir no mercado.


[i] O Vendor é uma modalidade de financiamento pela qual o vendedor de bens recebe à vista pelas vendas que realizou a prazo. Uma ótima oportunidade para impulsionar os negócios e aumentar o volume de vendas, sem sacrificar o capital de giro da empresa.
O financiamento é liberado por meio de um contrato limite, e a medida em que é feita uma concessão de crédito a um cliente de sua empresa, o banco executa o depósito do mesmo valor na conta corrente da sua empresa, assim que receber as informações da venda.
A cobrança dos clientes é feita pelo próprio Vendor, que liquida a operação de empréstimo diretamente com os recursos recebidos dos clientes.
[ii] Linha de crédito à empresa, para financiamento de aquisições de estoques, matérias-primas e serviços.
Com o Compror, a empresa obtém recursos para pagamentos à vista de fornecedores. As taxas podem ser pré ou pós-fixadas. Pode ser contratado com garantias de Penhor de Duplicata, Cheque e Cartão.

AUTOR: Mateus Paulini
FONTE: Arquivos de artigos do Portal da Administração

Confira este post também: Gestão de Custos

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