Um bom controle financeiro é essencial para
qualquer empresa, mas muitas vezes a relação entre o bom e a excelência podem
caracterizar respectivamente como resultado apenas sua sobrevivência ou então
crescimento de mercado.
Existem diversas maneiras, sendo algumas até
muito simples para análise da situação financeira da empresa, e assim
estabelecer um patamar de equilíbrio financeiro ideal, visando adequar as
características da organização e do mercado no qual está enquadrada. Mas
infelizmente muitas vezes este processo é negligenciado, principalmente nas
micro e pequenas empresas.
Como resultado, ocorrem problemas de liquidez
como a falta de recursos para pagamento de fornecedores, funcionários, etc. Por
isso é necessário ficar atento para não entrar em estado de insolvência, mas
este tema pode ser melhor analisado no artigo: Será que a empresa entrou em
estado de insolvência?
A primeira orientação para saber qual o
estado financeiro de qualquer empresa é a realização da análise do balanço
patrimonial, verifique as relações dos índices de liquidez (seca, corrente e
geral) e também analise o capital circulante líquido (CCL). Para fazer o cálculo do CCL é simples, basta
subtrair o passivo circulante do ativo circulante, assim será possível saber o
estado de liquidez e a quantidade de recursos disponíveis no curto prazo (à
grosso modo).
Lembro também da importância de analisar com
a mesma veemência os dados referentes aos realizáveis e exigíveis no longo
prazo, pois um dia quando transformarem-se no curto prazo poderão perpetuar os
problemas existentes atualmente, gerando assim um circulo vicioso com graves
conseqüências.
Apenas com estes passos simples indicados já
é possível ter uma noção da situação da empresa, ou seja, os índices de
liquidez fornecerão dados iniciais para análise e o CCL mostrará a situação de
fluxo de caixa no curto prazo. Apenas observo que para uma correta análise dos
indicadores de liquidez é importante conhecer a realidade no segmento que a
empresa atua.
Quando os resultados não são satisfatórios,
faz-se necessário realizar medidas para correção, ou seja, buscar um equilíbrio
financeiro ideal. Existem inúmeras formas, podendo como exemplo realizar
empréstimos ou outros formatos para aumentar a liquidez: desconto de duplicata,
desconto de cheque, vendor[i],
compror[ii]
e etc.
Mas antes de chegar neste ponto, prefiro
realizar uma análise profunda do ciclo financeiro da organização, verificando
principalmente quais são os prazos estabelecidos para fornecedores e clientes.
Creio que este seja o ponto crucial que explica a razão das dificuldades
financeiras de muitas empresas, que muitas vezes sequer é planejado
estrategicamente.
Justifico a importância da análise de prazos,
pois se possível realizar qualquer ação que diminua o prazo de recebimentos dos
ativos (exemplo reduzir os prazos médios de duplicatas a receber), ou então,
aumentar os prazos dos passivos (exemplo aumento do prazo médio de pagamento de
fornecedores), o resultado será aumento de liquidez.
Sendo assim, todos os índices trarão
resultados melhores, o CCL será maior, e haverá mais recursos para financiar
suas operações, criando assim um círculo virtuoso de crescimento. Por isso que
afirmei no início do artigo e insisto, a gestão do equilíbrio financeiro pode
determinar se sua empresa vai apenas sobreviver ou progredir no mercado.
[i] O
Vendor é uma modalidade de financiamento pela qual o vendedor de bens recebe à
vista pelas vendas que realizou a prazo. Uma ótima oportunidade para
impulsionar os negócios e aumentar o volume de vendas, sem sacrificar o capital
de giro da empresa.
O financiamento é liberado
por meio de um contrato limite, e a medida em que é feita uma concessão de
crédito a um cliente de sua empresa, o banco executa o depósito do mesmo valor
na conta corrente da sua empresa, assim que receber as informações da venda.
A cobrança dos clientes é
feita pelo próprio Vendor, que liquida a operação de empréstimo diretamente com
os recursos recebidos dos clientes.
[ii] Linha
de crédito à empresa, para financiamento de aquisições de estoques,
matérias-primas e serviços.
Com o Compror, a empresa obtém recursos para pagamentos
à vista de fornecedores. As taxas podem ser pré ou pós-fixadas. Pode ser
contratado com garantias de Penhor de Duplicata, Cheque e Cartão.
AUTOR: Mateus Paulini
FONTE: Arquivos de artigos do Portal da Administração
Confira este post também: Gestão de Custos
AUTOR: Mateus Paulini
FONTE: Arquivos de artigos do Portal da Administração
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