segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Princípios da Movimentação de Materiais


Neste post enunciamos sob a forma de princípios os pontos fundamentais que orientam a movimentação de materiais. Estes princípios (adaptados pelo Instituto IMAM do Material Handling Institute - USA) não são regras rígidas mas resultam da experiência prática e aplicação do bom senso, oferecendo resultados positivos.
São eles:
Princípio do planejamento : É necessário determinar o melhor método do ponto de vista econômico, para a movimentação de materiais, considerando-se as condições particulares de cada operação.
Princípio do sistema integrado : Devemos planejar um sistema que integre o maior número de atividades de movimentação, coordenando todo o conjunto de operação.
Princípio do fluxo de materiais : É fundamental planejar o fluxo contínuo e progressivo dos materiais."
Princípio da simplificação: Devemos procurar sempre reduzir, combinar ou eliminar movimentação e/ou equipamentos desnecessários.
Princípio da gravidade : A força motora mais econômica é a gravidade.
Princípio da utilização dos espaços (Princípio da verticalização): O aproveitamento dos espaços verticais contribui para o descongestionamento das área de movimentação e a redução dos custos da armazenagem.
Princípio do tamanho da carga (Unitização): A economia em movimentação de materiais é diretamente proporcional ao tamanho da carga movimentada.
Princípio da segurança: A produtividade aumenta conforme as condições de trabalho tornam-se mais seguras.
Princípio da mecanização - automação: Usar equipamento de movimentação mecanizada ou, automático sempre que possível e viável.
Princípio da seleção de equipamento: Na seleção do equipamento de movimentação, considerar todos os aspectos do material a ser movimentado, o movimento a ser realizado e o(s) método(s) a ser(em) utilizado(s).
Princípio da padronização: Padronizar métodos, bem como tipos e tamanhos dos equipamentos de movimentação e das cargas utilizadas.
Princípio da flexibilidade: Procurar sempre equipamentos versáteis, pois o seu valor é diretamente proporcional a sua flexibilidade.
Princípio do peso morto: Quanto menor for o peso próprio do equipamento móvel, em relação a sua capacidade de carga, mas econômicas serão as condições operacionais.
Princípio do tempo ocioso: Reduzir tempo ocioso ou improdutivo tanto do equipamento quanto da mão-de-obra empregada na movimentação de materiais.
Princípio da movimentação: O equipamento projetado para movimentar materiais deve ser mantido em movimento.
Princípio da manutenção: Planejar a manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos de movimentação.
Princípio da obsolência: Substituir os métodos e equipamentos de movimentação obsoletos quando métodos e equipamentos mais eficientes vierem a melhorar as operações.
Princípio do controle: Empregar o equipamento de movimentação de materiais para melhorar o controle de produção, controle de estoques e preparação de pedidos.
Princípio da capacidade: Usar equipamentos de movimentação para auxiliar a atingir a plena capacidade de produção.
Princípio de desempenho: Determinar a eficiência do desempenho da movimentação de materiais em termos de custo por unidade movimentada.

Vamos debater sobre eles?
Cometem abaixo sobre eles, relatem suas experiências e conhecimentos.

Confira estes posts também: Razões de existência dos operadores logísticos e Como Selecionar os Equipamentos de Movimentação Adequados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas, dúvidas, opiniões?
Preencha o formulário abaixo e nos envie a sua colaboração.
Em breve ela aparecerá aqui e nós a responderemos!