quinta-feira, 25 de maio de 2017

Planos de Serviços


Mais uma novidade da Res Consiliaris: Agora você pode contar com os Planos de Serviços!
Você é Micro Empreendedor Individual (MEI), Micro Empresário ou Autônomo? Temos um serviço certo que atende à cada uma das necessidades do seu negócio! Confira a seguir.
Oferecemos planos a partir de R$ 29,90.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Ser ou Estar empreendedor?

Nunca antes o tema empreendedorismo foi tão comentado e incentivado e, nos próximos anos, este tema ainda estará sendo muito discutido. Fala-se em empreendedores digitais, empreendedores investidores, empreendedores internos, entre outras denominações usuais, mas a pergunta é a seguinte: é possível uma pessoa SER empreendedora ou ela apenas ESTÁ empreendendo em um determinado espaço de tempo? Exemplificando, a pessoa que inova e abre uma empresa, empreendeu, portanto é um empreendedor. Mas digamos que o tempo passou e esta mesma pessoa continua fazendo o mesmo produto, por anos a fio, com pequenas adaptações acompanhando as mudanças ambientais, e a pergunta que paira no ar é a seguinte: Ele continua empreendedor ou tornou-se um empresário?

segunda-feira, 3 de abril de 2017

22 Leis do Marketing

Abaixo apresentamos um substrato do aclamado livo "As 22 Leis Consagradas do Marketing" dos autores Al Ries, Jack Trout, onde eles apresentam regras definidas e consagradas que governam o mundo do marketing.

1 – Liderança
O marketing é uma batalha de percepções, não de produtos. As pessoas percebem o primeiro produto a penetrar-lhes na mente como sendo superior. Daí a necessidade e importância de se lançar primeiro em um mercado. Estes produtos, geralmente se tornam genéricos (nome da marca passa a ser usado para o produto) e lideres de mercado. Exemplos são: Coca-Cola, Tylenol, Xerox, Gilete, etc.

domingo, 2 de abril de 2017

A Logística na Localização das Instalações

A definição da localização de instalações em uma rede logística, sejam elas fábricas, depósitos ou terminais de transporte, é um problema comum e dos mais importantes para os profissionais de logística. Sua importância decorre dos altos investimentos envolvidos e dos profundos impactos que as decisões de localização têm sobre os custos logísticos. Caracterizados por um alto nível de complexidade e pelo intensivo uso de dados, os estudos de localização atualmente dispõem de novas tecnologias de informação que permitem tratar os sistemas logísticos de forma efetivamente integrada.

sábado, 1 de abril de 2017

30 Razões Que Levam Uma Empresa a Fechar as Portas

E que você deve evitá-los.

Provavelmente nunca ninguém lhe falou as principais falhas que você micro ou pequeno empresário pode estar cometendo na gestão financeira da sua empresa. Aproveite este artigo, o qual foi sugerido por um aluno e empresário.

sexta-feira, 31 de março de 2017

Conceitos do Empreendedorismo

A criação de um novo negócio é, numa análise mais simples, a materialização de um sonho, de um objetivo de vida, de uma meta pessoal. O empreendimento se inicia na mente do visionário, e vai recebendo direção, intensidade e forma à medida intuitivamente que vai incorporando planejamento, visão de futuro, preferências dos clientes, sintonia com o mercado, trabalho e mais trabalho, chegando finalmente a surpreender o mercado em que atua.

quinta-feira, 30 de março de 2017

6 Regras Para Conquistar Clientes

Durante décadas, vender geladeiras para esquimós foi uma das máximas usadas para definir o bom vendedor. Hoje, a frase tornou-se maldita.

Convencer o cliente a comprar o que ele não quer sempre foi considerada uma virtude-chave no comércio. Qualquer candidato à balconista ouviu isso pelo menos uma vez da boca de um chefe de vendas, como símbolo máximo da eficiência.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Conceituando a Logística Reversa

A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente. Produtos se tornam obsoletos, danificados, ou não funcionam e devem retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados.

Outra questão, refere-se a produtos adquiridos pela internet, em que o consumidor tem o direito de arrepender-se da compra em até sete dias a contar da data de recebimento do produto.

Temos também o caso de retorno de embalagens, em que acontece basicamente em função da sua reutilização - fator econômico ou devido a restrições legais - fator ambiental.

terça-feira, 28 de março de 2017

O que é Logistica?

Na sua origem, o conceito de Logística estava essencialmente ligado às operações militares. Ao decidir avançar suas tropas seguindo uma determinada estratégia militar, os generais precisavam ter, sob suas ordens, uma equipe que providenciasse o deslocamento, na hora certa, de munição, víveres, equipamentos e socorro médico para o campo de batalha. Por se tratar de um serviço de apoio, sem o glamour da estratégia bélica e sem o prestígio das batalhas ganhas, os grupos logísticos militares trabalhavam em silêncio, na retaguarda.

segunda-feira, 27 de março de 2017

A Participação da Logística na Economia

Um Estudo da Coppead estima-se em 8,3% a participação da Logística (comercial, não militar) na economia americana, em 2017. Em 2005, esse índice era 10,4%, tendo havido assim uma redução de 2,1% no período 2005-17. Segundo o Centro de Estudos em Logística da Coppead, os custos logísticos domésticos nos Estados Unidos equivalem a 8,26% do PIB.

Para o Brasil, o Centro de Estudos em Logística da Coppead estima 12,6% do PIB os custos logísticos, dos quais 7,5% são representados por transporte de carga.

domingo, 26 de março de 2017

Comprar ou Produzir?

Análise da melhor alternativa entre produzir internamente ou adquirir um produto de fornecedor externo. O método a seguir determina a tomada de decisão da empresa entre produzir internamente um produto ou adquirir o mesmo de um fornecedor.

sábado, 25 de março de 2017

13 Dicas Para Saúde Financeira da Organização

Inúmeras pesquisa e analistas apontam a questão financeira com o principal motivo das deficiências empresariais e a razão da morte das empresas. A compreensão das práticas de gestão financeira nas organizações em muitos casos ainda é precária e isto ratifica o que as pesquisas e análises sinalizam. Grande parte das organizações não utilizam ferramentas contábeis e financeiras para efetuar o controle e o planejamento de suas atividades. A seguir apresentamos 13 dicas simples para o equilíbrio e a saúde das finanças destas organizações.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Posicionando a Logística Empresarial

A visão moderna da logística engloba a coordenação de todo o fluxo logístico da organização desde a obtenção dos insumos no mercado fornecedor até a distribuição dos produtos acabados aos clientes, gerenciando todos os meios físicos necessários e as informações correspondentes nas cadeias internas e externas de suprimento das organizações.

quinta-feira, 23 de março de 2017

A Importância da Logística Empresarial

Logística empresarial é vital para a economia e para a empresa individual. É fator-chave para incrementar comércio regional e internacional. Sistemas logísticos eficientes e eficazes significam melhor padrão de vida para todos. Na firma individual, atividades logísticas absorvem uma porção significativa de seus custos individuais. Estes custos, que são em média cerca de 22% das vendas, determinam muitas vezes se uma firma será competitiva. Boa administração é essencial.

quarta-feira, 22 de março de 2017

7 Erros Fatais dos Empreendedores

Iniciar um negócio próprio pode deixar qualquer um extremamente animado ou de cabelo em pé. Geralmente uma coisa, depois a outra. A ideia de não ter patrão e de (teoricamente) ganhar mais dinheiro é desafiadora, assim como a perspectiva de executar um projeto seu, que ficou dias, meses - e, quem sabe, anos - amadurecendo e esperando o momento certo para acontecer. Normalmente, o novo empreendedor fica inebriado com as perspectivas. Só que não basta uma boa ideia. Para dar certo, ela precisa ser bem planejada e bem executada. E é exatamente nesse segundo momento que os problemas costumam aparecer e desanimar (ou enlouquecer) os empreendedores de primeira viagem. 


terça-feira, 21 de março de 2017

Funções Operacionais da Empresa: Gestão de Pessoas

Gestão de PessoasA administração de recursos humanos é uma área extremamente sensível à mentalidade que prevalece nas organizações. Por esta razão, ela é contingencial, estratégica e situacional. Porém, depende muito da cultura que predomina em cada organização, e também da estrutura organizacional adotada por cada empresa.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Funções Operacionais da Empresa: Controle Financeiro

Controle Financeiro
É preciso tornar claro que o nosso interesse focaliza apenas as funções de transferências de numerário e não o planejamento de captação de fundos e de suas aplicações, bem como os processos de controle dos gastos previstos em relação aos efetuados. Tais movimentações de dinheiro são, na realidade, processamentos de informações mais que manuseio de numerário, afirmação essa que naturalmente surpreende pelo inusitado, motivo pelo qual é preciso explicá-la melhor. Trata-se, pois, do chamado "fluxo de caixa", o qual, diferentemente de outras funções operacionais, pouco varia entre as organizações.

domingo, 19 de março de 2017

Funções Operacionais da Empresa: Comprar

A Função Operacional de Comprar

Função ComprarCom a denominação de Administração de Compras, ou de Administração de Materiais, ou de Administração de Fornecedores, os autores costumam incluir as atividades de aquisição de ativos fixos e de estoques na função produzir. Dessa maneira, diminuem a importância de comprar como atividade autônoma, o que julgamos constituir um viés necessário de ser corrigido. Assim, antes de analisar suas funções básicas e subfunções, convém tornar clara a dependência da organização para com suas compras.

sábado, 18 de março de 2017

Medindo a Eficiência da Cadeia Logística

Medindo a EficênciaOs custos, embora fundamentais no desempenho da cadeia de suprimentos, não são capazes de captar um importante aspecto das cadeias de suprimentos: a eficiência com que a cadeia utiliza seus recursos. Se instalações, veículos, equipamentos e outros ativos não são usados em sua capacidade total ou quase total, seus custos indiretos devem ser distribuídos entre poucos produtos, elevando seu custo unitário. De forma semelhante, os suprimentos devem ser consumidos o quanto antes, visando a minimizar os custos de manutenção, que são um componente fundamental do custo direto nas cadeias de suprimentos. O objetivo da terceira categoria de medidas é avaliar a eficiência com que a cadeia utiliza seus ativos.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Logística Reversa - Práticas Operacionais

Usualmente pensamos em logística como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo. No entanto, existe também um fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado.

Este fluxo logístico reverso é comum para uma boa parte das empresas. Por exemplo, fabricantes de bebidas têm que gerenciar todo o retorno de embalagens (garrafas) dos pontos de venda até seus centros de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção em grande parte a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Capturando Valor na sua Cadeia Interna

Sempre é muito mais fácil enxergar o que outros estão fazendo errado.

Hoje, muitas empresas falam em integrar fornecedores e clientes em uma Cadeia de Abastecimento ponta-a-ponta e chegam mesmo a mergulhar neste processo. Porém, para serem efetivas neste esforço, precisam antes de mais nada ter sua cadeia interna sob controle.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Armazenagem Física e Administração de Depósitos

Objetivo dos Armazéns/Depósitos/Almoxarifados

Podemos dizer que o objetivo de um armazém é o de guarda e pronto atendimento dos materiais necessários usados pelos seus clientes, garantindo guarda com qualidade e com baixos custos.

Atividades de um Armazém

- Receber os materiais, checando a qualidade e as quantidades;
- Identificar os materiais;
- Guardar os materiais;
- Separar e preparar remessas de materiais;
- Despachar/Expedir os materiais;
- Atualizar as informações de entrada e saída.

terça-feira, 14 de março de 2017

Procedimentos para Compras Não Produtivas e Serviços

Entende-se como itens Não Produtivos todo e qualquer item que não faz parte do produto que a organização fábrica, monta ou comercializa. E nesta abordagem, uma gama bastante considerável de itens se encaixa. Normalmente em uma empresa que tem todas as atividades desde projeto, fabricação, distribuição e pós venda, os gastos com compras de Não Produtivos e Serviços chega a ser o dobro dos gastos com a fabricação de itens produtivos ou manufatura.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Gestão de Compras - Parte 2

Especificações da Compra

Muitas dúvidas pairam na hora de efetuar uma compra, embora pareça, não é uma tarefa muito fácil. A decisão de comprar deve ser considerada de que forma o produto será utilizado, com que freqüência e quanto estarão dispostos a pagar.
Na compra de um item ou serviço de um fornecedor, vários fatores estão incluídos, devem ser considerados quando as especificações estão sendo desenvolvidas, podem ser divididos em três categorias:

domingo, 12 de março de 2017

Gestão de Compras - Parte 1

Introdução

A gestão da aquisição assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, quebra-se então uma visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros.

A função é muito mais ampla e, se realizada com eficiência, envolve todos os departamentos da empresa. Obter o material certo, nas quantidades certas, com a entrega correta (tempo e lugar), da fonte correta e no preço certo são todas as funções de compras.

sábado, 11 de março de 2017

50 Conceitos de Administração

AdministraçãoNa nossa 50º postagem iremos apresentar uma seleção de 50 conceitos e gurus da gestão que você deve conhecer para saber lidar com a mudança e se manter sempre atualizado.

Após a leitura, vamos debater sobre eles?

Utilizem os comentários para falarem sobre suas experiências e conhecimentos na utilização destas ferramentas.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Gerenciando Compras e Estoque

O gerenciamento das informações é o instrumento eficiente e eficaz que fundamenta o processo decisivo da empresa. Sem controles e, consequentemente, sem informações gerenciais, torna-se impraticável decidir acertadamente e, no tempo necessário. 

A administração de estoques tem o objetivo de permitir que a empresa consiga produzir e comercializar seus produtos de forma eficiente e com a menor utilização do capital de giro.

O planejamento de estoques é uma atividade de importância fundamental e deverá ser integrado tanto com produção como também com as vendas, de modo a otimizar os volumes os das compras. Para tal devem ser seguidos alguns requisitos imprescindíveis para esta atividade:

quinta-feira, 9 de março de 2017

As Relações Com Fornecedores

Seleção de Fornecedores

Selecionar fornecedores é reunir um grupo, do maior tamanho possível, que preencha todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrões pré-estabelecidos como adequados. O objetivo principal é encontrar fornecedores que possuam condições de fornecer os produtos necessários dentro das quantidades, dos padrões de qualidade requeridos, no tempo determinado, com menores preços e/ou competitivos e nas melhores condições de pagamento. E que os fornecedores selecionados sejam confiáveis como uma fonte de abastecimento contínua e ininterrupta. 

quarta-feira, 8 de março de 2017

7 Brasileiras que Inspiram

Nesta postagem iremos reproduzir abaixo um artigo da Endeavor Brasil sobre as histórias de 7 brasileiras que inspiram à todos.

Se depender do exemplo delas, vai ser cada vez mais comum encontrar mulheres empreendedoras tocando grandes negócios.

Como uma atendente do McDonald’s veio a liderar o instituto de beleza que há 20 anos forma filas nas portas? O que fez a “caipira” do interior de Santa Catarina transformar a camisaria de seus pais na maior do Brasil? E o que a menina vendedora aprendeu com a mãe e a tia Luiza, para formar uma das maiores redes de varejo do país?

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, contamos a trajetória de 7 mulheres empreendedoras, à frente de 5 negócios de altíssimo impacto. Da criança que fez da mãe costureira seu símbolo de inspiração e coragem, à paulistana que realizou mais de 70 viagens à China para reduzir nosso consumo de energia elétrica, você vai conhecer alguns dos maiores ícones femininos de força e determinação no empreendedorismo brasileiro.

terça-feira, 7 de março de 2017

O Que é Supply Chain Management

Introdução

A redução dos estoques e as entregas mais freqüentes tornaram mais complexo o gerenciamento da cadeia de suprimentos. É preciso que haja maior integração entre cada elemento da cadeia, e a logística é fundamental para um bom gerenciamento. Cada elo da cadeia de suprimentos - FORNECEDORES, PRODUÇÃO, ESTOQUE, DISTRIBUIÇÃO, VENDAS E SERVIÇOS AO CLIENTE - tem impacto simultâneo sobre os outros elos, e é essencial compreender o alcance desse impacto.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Tendência de Futuro da Armazenagem

O desenvolvimento da armazenagem como um serviço ao cliente é o que direciona todas as tendências nesta atividade inserida nas Cadeias de Abastecimento.

domingo, 5 de março de 2017

Conceitos de Gestão de Inventários

Inventário pode ser definido como “o acúmulo armazenado de recursos materiais em um sistema de transformação” ou como “Um conjunto de políticas e controles que monitora os níveis de inventário e determina quais níveis devem ser mantidos, quando o estoque deve ser reposto e o quão grandes as ordens de reposição devem ser”.

sábado, 4 de março de 2017

Atividades da Administração de Materiais

Administração de MateriaisA Administração de Materiais se tornou ao longo dos tempos na área estratégica para a boa e saudável estabilidade financeira das empresas. Uma vez que todas as atividades relacionadas com aquisição de materiais, bens e serviços são geridos e otimizados dentro desta área se avalia por si só a abrangência e criticidade da mesma.

São atividades de Administração de Materiais definirem e realizar de forma eficaz:

sexta-feira, 3 de março de 2017

Logística Reversa e a Responsabilidade Empresarial

Os bens industriais apresentam ciclos de vida útil de algumas semanas ou de alguns anos, após o que serão descartados pela sociedade, de diferentes formas, constituindo os produtos de pós-consumo e os resíduos sólidos em geral. Estes produtos ou materiais de pós-consumo, se não retornarem ao ciclo produtivo de alguma forma, em quantidades adequadas, constituir-se-ão em acúmulos que excederão, em alguns casos, as diversas possibilidades e capacidades de estocagem dos mesmos, transformando-se em problemas ambientais com visibilidade crescente no limiar de nosso século. (Quadro abaixo).

O que é Nível de Serviço Logístico - Parte 4

Fixando uma Política de Serviço

Manter o Nível de Serviço adequado requer um amplo esforço gerencial. Várias são as mudanças nos rumos dos negócios que fazem com que haja pressões constantes por mudanças. Para manter isso as empresas definem metas visíveis para avaliar o desempenho medido. Estas metas usualmente tomam duas formas: (1) padrões e (2) políticas de serviço.

quinta-feira, 2 de março de 2017

O que é Nível de Serviço Logístico - Parte 3

Separação do PedidoAdministrando o Nível de Serviço

Administrar o Nível de Serviço significa estabelecer patamares de atividades logísticas que proporcionem o Nível de Serviço Logístico desejado. Para isso, precisamos identificar os elementos – chaves que determinam o serviço. Além disso, é necessário determinar as necessidades de serviço dos Clientes e como elas podem ser medidas.

quarta-feira, 1 de março de 2017

O que é Nível de Serviço Logístico - Parte 2

Nível de ServiçoMudanças na atitude perante o serviço oferecido

O Nível de Serviço é importante por que assim como os elementos de Marketing podem definir a escolha de compra de um Cliente, o Nível de Serviço Logístico pode determinar a fidelização desse Cliente por um longo período de tempo. Porém em alguns casos, o Nível de Serviço pode também trazer Clientes adicionais à empresa.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O que é Nível de Serviço Logístico - Parte 1

Atualmente as empresas têm intensificado seus esforços rumo à fidelização de seus Clientes. Para isso, muitas têm sido as ferramentas utilizadas. O Marketing desde então vem desempenhando um papel fundamental nessa constante luta. Porém não é o Marketing isoladamente que contribui para isso, mas sim toda a empresa que em seu conjunto trabalha para esse fim.

Portanto, junta-se ao Marketing a área de produção, assistência técnica, recursos humanos, financeiros e por que não dizer, a Logística. A soma de todos os esforços em prol a satisfação dos Clientes é o que chamamos de nível de serviço ao Cliente.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Integrando Vendas com o Marketing

Visão Contemporânea da Área de Vendas

Num passado não muito distante, o gerente de vendas era um homem apenas preocupado em gerenciar negócios, fechando vendas. Hoje, com a complexidade de multinegócios e multiprodutos, ele deve ser um estrategista de campo, ao mesmo tempo planejando e tomando decisões.

Neste século, o profissional de vendas deve estar qualificado para planejar, dirigir, controlar todas as atividades da força de vendas em mercados instáveis e que exigem rápido crescimento das vendas.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

O Diferencial Competitivo da Logística Reversa

Uma das mais importantes decisões estratégicas presente nas empresas modernas, face ao crescente ambiente de competitividade e de sensibilidade ecológica da sociedade, é sem dúvida a procura de soluções que agreguem valor perceptível aos seus clientes e consumidores finais. Os novos paradigmas empresariais da logística moderna, alta velocidade de reação garantida por sistemas de manufatura flexíveis e de informatização logística e alto nível de relacionamento com os clientes e consumidores finais criando ligações duradouras, estão sendo adotados na maior parte destas empresas.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O Ciclo de Vida Útil dos Produtos e a Logística Reversa

Seria infindável a lista de autores analisando o acelerado ritmo de redução do ciclo de vida dos produtos nas últimas décadas, como forma e busca de diferenciação mercadológica, motivada por evoluções técnicas de desempenho em processo ou na aplicação, motivada pela redução de custos em geral e em particular os logísticos, além de outras razões.

De Vendedor para Trade Marketeer

Foco do Trade MarketeerBrasil, país de tendência econômica de concentração de mercado varejista tem um número cada vez mais restrito de grandes redes. Neste contexto de vendas nas relações vendedor-revendedor, é necessário que o vendedor deixe de ser um vendedor de “produtos” para transformar-se em um vendedor de “idéias”.

A eficácia dependente do conhecimento em profundidade do consumidor, a outra ponta do processo e que detém cada vez mais o poder real de tornar o empreendimento de vendas bem sucedido. A seguir destacaremos alguns pontos importantes rumo à essa evolução.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Objetivos Estratégicos da Logística Reversa

A ideia principal da Logística Reversa é a de agregar valor de alguma natureza às empresas, através do retorno dos bens ao ciclo de negócios ou produtivo. A natureza de valor agregado, ou  recapturado, varia entre os setores empresariais e em seus diversos segmentos de negócios. Em conseqüência, observa-se um espectro de aplicações e de interesses na implementação de retorno de bens de pós – venda e de pós - consumo, bem como diferentes estágios tecnológicos de aplicação da Logística Reversa entre os diversos setores empresariais, conforme se poderá constatar ao longo destes artigos.

Tipologia dos Clientes

Tipos de ClientesSabemos que na função Atendimento ao Cliente encontraremos os mais diversos tipos de personalidades e desejos (inerente à psiquê humana), sendo extremamente importante identificá-los para, assim, entender a necessidade deste cliente e conquistá-lo.
Portanto, neste post, falaremos como reconhecê-los através de suas reações e como tratar cada um deste tipo para garantir o fechamento da venda através de dicas rápidas e funcionais.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Integrando o Papel do Vendedor com as Vendas e o Marketing Através dos 4 A's

Vendas X MarketingInicialmente designado por Sistema Integrado de Marketing, o Modelo 4 A’s, desenvolvido pelo professor Raimar Richers em 1973, é um modelo de gestão que inclui as funções básicas da Gestão de Marketing nas interações entre a organização e o seu ambiente externo, em função dos seus objetivos. Estas funções descritas no modelo podem ser divididas em quatro fases: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação (os “4 A’s”).

O que é Procrastinação?

Novamente contamos com a super parceria do coach Fernando Maia em nosso blog.
No post anterior foi trabalhado a necessidade de mudar maus hábitos e os benefícios desta virada. Neste atual, ele abordará um dos maus hábitos mais comuns e mais prejudiciais ao profissional, a Procrastinação.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A Visão de Futuro da Armazenagem

As empresas interessadas em aumentar a sua participação no mercado estão procurando constantemente reduzir os seus custos operacionais e de investimento. Se falham nesta ação, correm o risco de perder espaço para os concorrentes que, por seu lado, estarão trabalhando arduamente no sentido de ganhar este espaço.

Ganhe um E-book


E-book Gestão dos Custos Logísticos Quer ganhar um e-book?

E você ainda pode escolher entre dois títulos: Gestão dos Custos Logísticos ou Nível de Serviço Logístico.
E-book Nível de Serviço Logístico
Os e-books consistem na compilação dos artigos, publicados aqui no blog adicionados de um material extra e inédito.

Basta você seguir/curtir a Res Consiliaris nas Redes sociais!
Acesse nossos perfis abaixo. Depois basta mandar uma mensagem privada informando qual dos dois e-books você quer receber o link para download. Simples assim!

Você também pode ganhar o segundo e-book, ao indicar um amigo(a) à nos seguir/curtir. Peça para que seu(sua) amigo(a), ao nos contactar em mensagem privada, diga quem foi que o(a) indicou e nós lhe enviaremos o link para o download do segundo e-book.

@ResConsiliaris
@ResConsiliaris
 +ResconsiliarisBrasil

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Custos Gerais

Custos LogísticosConcluindo a nossa série de postagens sobre os custos logísticos temos o segundo e último artigo. Neste iremos relacionar, e explicar, os custos gerais associados ao planejamento logístico.

Apuração do Custo Logístico Total

Quando tratamos de Logística Integrada, comentamos que a empresa deve atender ao nível de serviço exigido pelo cliente ao menor Custo Logístico Total possível.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Sobre os Custos Relativos aos Processos Logísticos

Custos da Logística de Abastecimento Conforme cita o Instituto dos Contadores Gerenciais (IMA, 1989), via de regra, os chamados custos de obtenção, que estão associados ao processo de compra, tais como: custos de transportes, seguros e embalagens, entre outros, são incorporados aos materiais adquiridos. Usualmente, no Brasil, a maioria dos fornecedores embute em seu preço os Custos Logísticos associados aos subprocessos de Armazenagem/Movimentação de materiais e Transporte.

Sobre os Custos Resultantes do Nível de Serviços

O Nível de Serviço ao Cliente está associado ao que se deseja de resposta no próximo elo da cadeia, em termos de disponibilidade do produto/serviço (inventário), confiabilidade do serviço (qualidade) e desempenho (velocidade e consistência de entregas). É algo que está sendo acordado entre comprador e vendedor, onde o comprador faz suas exigências e o vendedor irá verificar a viabilidade de atendê-las, criando valor para ambos.

Sobre os Custos Decorrentes de Lotes

O conceito de Lote, no processo produtivo, está associado à atividade de setup, que consiste no trabalho requerido para preparar uma máquina específica, recurso, centro de trabalho ou linha, entre o término da fabricação de um item e o início da produção do próximo item na programação. O tempo gasto na preparação é uma das perdas principais (desperdícios) que devem ser evitadas no processo de produção e a redução nesse tempo permite desenvolver lotes de produção com custos menores, ter flexibilidade na resposta às necessidades dos clientes, minimizar estoque de produtos em processo, aumentar qualidade menos sobras (falhas), e reduzir lead time da manufatura.

Sobre os Custos Tributários na Logística

O conceito de tributo engloba impostos, taxas de serviços públicos e contribuições de melhoria (decorrentes de obras públicas), contribuições sociais e econômicas. encargos e tarifas tributárias (com características fiscais) e emolumentos a serem pagos ao Poder Público em função de obtenção/transferência de bens e/ou serviços, diretos, específicos ou de concessão.

Sobre os Custos da TI na Logística

A Tecnologia de Informação (TI), hoje, é considerada como uma importante fonte de melhoria da produtividade e competitividade e a utilização desse recurso pelas empresas tem aumentado significativamente, visando à minimização dos custos operacionais e à otimização dos resultados econômicos. Uma contribuição expressiva proporcionada pelo atuaI ambiente informatizado é a maior disponibilidade de informações sobre os processos e a possibilidade de analisar-se tais informações com o auxílio de diversas ferramentas.

Sobre os Custos de Manutenção do Inventário

Custos de Inventário
Os estoques (ou inventários) são ativos tangíveis, adquiridos ou produzidos por uma empresa, visando a sua comercialização ou utilização própria em suas operações. O nível de inventário a ser mantido depende do nível de serviço objetivado e da política a ser adorada pela empresa, e essa decisão está relacionada à incerteza na demanda ou no fornecimento.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Sobre os Custos de Embalagem

Custos de embalagensUm dos objetivos da Logística é movimentar bens sem danificá-los. As embalagens e os dispositivos de movimentação, na Logística, têm como principais objetivos facilitar o manuseio e a movimentação, bem como a armazenagem, garantir a utilização adequada do equipamento/veículo de transporte, proteger o produto e prover o valor de reutilização para o usuário.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Sobre os Custos de Transporte

O transporte, no plano nacional ou internacional, é considerado como um dos subprocessos mais relevantes da Logística. Envolve o deslocamento externo do fornecedor para a empresa, entre plantas e da empresa para o cliente, estando eles em forma de materiais, componentes, subconjuntos, produtos semi-acabados, produtos acabados ou peças de reposição.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Sobre os Custos de Armazenagem e Movimentação de Materiais

O subprocesso de Armazenagem constitui um elo entre o fornecedor, a produção e o cliente, formando um sistema do abastecimento à demanda e proporcionando, assim, um serviço eficiente ao cliente. Neste subprocesso são consideradas as atividades de Movimentação dos materiais, embalagens e produtos e acondicionamento dos estoques (estocagem). que estão intimamente ligadas ao espaço físico, ao manuseio e à movimentação dos materiais e produtos.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Os Desafios Logísticos Brasileiros

4 ModaisO mercado de logística brasileiro ainda é novo, bastante fragmentado e em processo de consolidação. A grande dificuldade é o excessivo número de empresas transportadoras, que deveriam entrar em processo de fusão, reduzindo o número de players e ganhando musculatura para realizar melhores negócios. Segundo Dias (2011), futuros e necessários investimentos devem ampliar a rede rodoviária, ferroviária e aquaviária, melhorando a matriz de transporte brasileira, hoje totalmente, conforme exposto, estruturada nas rodovias. Avaliar a competitividade de cada modal, suas aplicações e eventual utilização empresarial podem aumentar as opções de distribuição dos produtos e reduzir custos de todo o processo logístico.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Como mudar Hábitos?

Neste post contaremos com a super contribuição de Fernando Maia, administrador de empresas, formado em Professional Life Coach e Leader Coach pela Cohe Instituite. Trabalhando com gestão de indicadores, gestão de processos e gestão de pessoas, na área de Supply Chain há 8 anos, Fernando está criando um canal no Youtube, onde esta lançando vídeos de coach e de suporte profissional.
Ao longo de sua carreira, vem se desenvolvendo na liderança em conseguir identificar as necessidades de pessoas de sua networking e promover o desenvolvimento dos mesmos.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Os Gargalos da Intermodalidade no Brasil

Ferrovia BrasileiraNeste post iremos apresentar um artigo do Gerente de Relações Corporativas e Aduaneiras da ALL, Miguel Angelo Evangelista Jorge, publicado em 2014 no Jornal Agora, RS.

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Novos Cursos da Res Consiliaris

Os novos cursos on Line da Res Consiliaris já estão ar, e o que é melhor, totalmente gratuitos.
Acessem os links abaixo e aproveitem!
Opinem e tirem suas dúvidas para que possamos desenvolver materiais cada vez melhores!
Não deixem também de participar do curso on line e gratuito Gerenciando a Carreira.
A inscrição na escola virtual Res Consiliaris é super simples e rápida de ser realizada e uma vez feita você estará habilitado a se matricular em todos os cursos que quiser participar!

Armazéns Gerais

Os armazéns gerais têm como principal característica, segundo o Decreto 1.102, de 21 de novembro de 1903, "a guarda e conservação das mercadorias a eles confiadas, além da emissão de títulos que os representam: conhecimento de depósito e garantia (warrant)". E, assim, operando com mercadorias de terceiros, nacionais ou nacionalizadas, para simples armazenagem e movimentação, os armazéns gerais acabam exercendo um importante papel dentro da logística.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Como Selecionar os Equipamentos de Movimentação Adequados

Quando se avalia um armazém, um dos pontos mais visíveis são os equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais (MAM). Muitas vezes, o projeto tem início pela seleção precipitada dos equipamentos, procedimento que deve ser evitado.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

A Inovação do Marketing e Logística no Varejo

Quero compartilhar uma visão atual e de tendências para o futuro (muito próximo) dos negócios do setor de varejo em geral, considerando algumas questões que serão cada vez mais significativas para a rentabilidade e competitividade das empresas.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Razões de Existência dos Operadores Logísticos


Focalização
Há forte tendência das empresas em concentrar seus esforços em suas atividades fins. Este processo vem ganhando força lentamente, à medida que o mercado ofereça alternativas vantajosas e confiáveis de fornecimento, principalmente de serviços. A terceirização da armazenagem e expedição - funções que envolvem produtos finais e relações com clientes - vem sendo praticada por setores nos quais os resultados são notórios: redes de supermercados, distribuidores de autopeças autorizadas, distribuidores de vestuário, indústrias localizadas fora dos grandes centros de consumo, empresas importadoras com distribuição massiva, etc. Com a figura do operador logístico, a cadeia de distribuição se modifica, implicando mudanças funcionais em todos os demais integrantes tradicionais: fornecedores, produtores, atacadistas, varejistas, transportadores, etc.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Utilize corretamente o Transporte Rodoviário de Cargas

Sabemos de longa data que o TRC (Transporte Rodoviário de Cargas) é o modal mais utilizado no País, principalmente devido a boa disponibilidade (apesar de parte da frota estar obsoleta) e mobilidade (porta-a-porta), embora tenha o custo elevado se comparado a outros modais e as más condições de parte das estradas.
Bem, já que temos que aceitar por muito tempo a liderança deste modal, pelo menos que o façamos da maneira mais correta possível.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Entendendo o Tacógrafo

anotado no tacógrafo

Breve histórico - Cronotacógrafo
CronotacógrafosCronotacógrafoUsado para monitorar o trânsito de ônibus e caminhões, o cronotacógrafo inicialmente era utilizado em trens. O instrumento de medição de velocidade, tempo e distância foi criado no século XIX pelo alemão Max Maria von Weber.

As Funções do Transporte no Setor Logístico

Porto de SantosAs principais funções do transporte na logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. Desde os primórdios, o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na qualidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.

Equilíbrio Financeiro

Um bom controle financeiro é essencial para qualquer empresa, mas muitas vezes a relação entre o bom e a excelência podem caracterizar respectivamente como resultado apenas sua sobrevivência ou então crescimento de mercado.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Princípios da Movimentação de Materiais


Neste post enunciamos sob a forma de princípios os pontos fundamentais que orientam a movimentação de materiais. Estes princípios (adaptados pelo Instituto IMAM do Material Handling Institute - USA) não são regras rígidas mas resultam da experiência prática e aplicação do bom senso, oferecendo resultados positivos.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Gerindo Pessoas no Cenário Atual

Introdução

Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos são uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.

Chegaram os cursos livres da Res Consiliaris

NOVIDADES CHEGANDO!!!!

A Res Consiliaris agora também irá oferecer cursos livres.
A partir de agora, além de prestar serviços de consultoria e gestão também iremos capacitar profissionais à atuarem em um mercado cada vez mais competitivo e latente de bons talentos e de capital intelectual.


Res Consiliaris - Coursify.me

E o nosso primeiro curso é sobre o Gerenciamento da Carreira, com dicas valiosas sobre como você deve conduzir a sua carreira, buscar a empregabilidade, entender as oportunidades que surgem e como se comportar nas entrevistas e dinâmicas de emprego. O curso inaugural Gerenciando a Carreira possui duração estimada de 8 horas mas você pode administrar o momento que irá realizá-lo, contando com as facilidades e vantagens que um curso on-line oferece, e o que é melhor: totalmente de graça!
Em breve iremos lançar outros cursos livres gratuitos e pagos também, por isso fiquem ligados aqui no nosso blog.
Acesse nossa plataforma  em res-consiliaris.coursify.me e confira nossas propostas. O cadastro é super simples de ser realizado e, depois de feito, basta somente acessar o curso pretendido.

Gestão de Custos

Money, moneyA realidade das grandes empresas com relação às pequenas é antagônica. Pode-se verificar a distância que as separa com referência ao mercado, fornecedores, consumidores, profissionais, entre outros elementos. A grande corporação pode expandir-se ampliando sua participação no mercado, pois seus custos são menores em razão do volume de produção e também de melhores negociações com fornecedores, entre outras variáveis. Consequentemente, pode colocar produtos no mercado com preços mais convidativos aos consumidores. Os profissionais nela inseridos são qualificados para a ação administrativa.